Da Redação, com informações da Ascom/PMT
Na manhã desta sexta-feira (12), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, e gestores da administração municipal receberam, no Salão Nobre do Palácio da Cidade, uma comitiva da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para discutirem sobre os avanços tecnológicos para o município. O prazo para o 5G começar a funcionar em todas as capitais vai até 29 de setembro.
Durante o encontro, foi destacado o projeto #CidadesInteligentes e a importância da implementação da tecnologia 5G para o desenvolvimento da capital. O prefeito Dr. Pessoa comentou sobre as estratégias de avanço para que Teresina se torne uma cidade totalmente conectada e desfrute de novas tecnologias de monitoramento em tempo real.
“Em nosso plano de governo, a palavra tecnologia era sempre destacada, hoje não se vive mais sem conexão e praticamente quase tudo perpassa pelas novas tecnologias. A internet veio pra ficar e precisamos nos adaptar com o que há de mais moderno. E hoje, tivemos o prazer de receber essa comitiva, que veio diretamente de Brasília-DF, para discutir sobre como melhorar aqueles instrumentos que utilizamos para prestar serviços de excelência a nossa população”, destaca.
Segundo a representante da ABDI, Luiza Deusdará, o encontro serviu como um pontapé para uma parceria entre a instituição e a Prefeitura de Teresina que visa colocar em prática propostas do plano de governo da atual gestão pensado para a cidade.
“O nosso encontro é a pedra fundamental para trabalhar o projeto Cidades Inteligentes que, porventura, é muito inovador e já está sendo testado em outras capitais”, afirma Luiza.
Ela descreve ainda alguns dos benefícios que a implantação do 5G poderá trazer à capital piauiense e a importante participação da administração municipal nesse processo.
“Aqui pudemos pensar em várias soluções que vão atender a sociedade teresinense, nos problemas encontrados na cidade. Ao adotarmos o projeto, trabalhamos com a ideia de solucionar problemas na educação, na saúde, no transporte, transformando Teresina em uma cidade mais sustentável. O 5G é uma onda em todo o mundo, e pela primeira vez, o Brasil não está ficando para trás, mas, para tanto, precisamos da parceria com as operadores e adequações na legislação municipal para a utilização de postes de iluminação para instalação de mais antenas pela cidade para que essa distribuição seja eficiente”, finalizou a representante da ABDI.
Sobre a ABDI
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial é uma instituição que visa estimular a transformação digital e a adoção e difusão de tecnologias e de novos modelos de negócios no setor produtivo, seja nas empresas, indústria ou serviços.
Promovendo o debate entre governo e empresas para qualificar políticas públicas e ações estratégicas voltadas ao aumento da competitividade da economia brasileira frente aos desafios da era digital.