
A Polícia Militar do Piauí (PM-PI) intensificou as ações de segurança durante o final de semana em Teresina e na região metropolitana. Esse reforço faz parte de uma estratégia que antecede o período do carnaval, com o enfrentamento a crimes como tráfico de drogas, roubo de veículos e celulares, porte ilegal de armas e assaltos com violência. A operação iniciou no começo de fevereiro, conduzida pelo Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) com apoio do Departamento Geral de Operações (DGO).
Na ação deste final de semana, as equipes apreenderam armas, drogas e recuperaram veículos e celulares roubados. Os policiais fizeram rondas estratégicas utilizando viaturas, motocicletas e apoio de inteligência policial.
Durante as ações, foram registradas diversas abordagens e apreensões, dentre eles: seis veículos (5 motocicletas e 1 carro) recolhidos; apreensão de cocaína, crack e maconha; oito (2 armas de fogo e 6 armas brancas) armas, além de 20 munições calibre .38 apreendidos; quatro veículos recuperados (2 motocicletas e 2 carros com restrição de furto/roubo); 8 aparelhos celulares com restrição de furto/roubo apreendidos; e um mandado de prisão em aberto por homicídio foi cumprido. No total, foram abordados 934 veículos; 852 motocicletas e 922 pessoas.
A operação também tem como foco aumentar a sensação de segurança da população, coibindo ações criminosas e garantindo um ambiente mais seguro no período de festas carnavalescas.
“O trabalho da Polícia Militar continua e estamos dando continuidade a nossas operações, não só durante a semana, mas também intensificando aos finais de semana. Durante o dia e o período noturno, continuamos com esse objetivo de fazer as nossas abordagens, as nossas intervenções de forma mais ostensiva, buscando retirar de circulação indivíduos contumazes, armas, drogas, recuperar veículos com restrição de roubo e furto, bem como celulares, dentre outras ainda as demandas, além de fazer o nosso papel de ampliar a nossa capacidade ostensiva e preventiva., destaca o coronel Pitombeira, comandante do CPM.
A PM-PI reforça a importância da colaboração da população, incentivando denúncias anônimas através do telefone 190 ou pelo Disque-Denúncia, com sigilo absoluto das informações. A operação segue em andamento por tempo indeterminado, reafirmando o compromisso da Polícia Militar do Piauí com a proteção da sociedade e o combate contínuo à criminalidade.
“Estamos atendendo as demandas do carnaval e também as decorrentes das chuvas. Conseguimos, da melhor maneira possível, aplicar esse efetivo. Vamos fazendo a avaliação dos resultados para ver aquilo que a gente vem alcançando a curto prazo, mantendo e perseguindo sempre esse objetivo de aumentar a capacidade operativa da polícia nas ruas”, finaliza.