
Foto: reprodução
A semana começou com chuva forte em Teresina logo cedo, causando alagamentos em ruas e avenidas, o que comprometeu o trânsito e afetou a rotina da população. A temperatura caiu para 20 °C. Além da capital, os municípios de Altos, Campo Maior e Esperantina também registraram precipitações significativas. As chuvas já eram esperadas, mas um novo alerta indica que podem se intensificar nos próximos dias.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o aviso de fortes chuvas para todo o estado do Piauí. O número de municípios sob alerta subiu de 73 para 133, com previsão de acumulados que podem chegar a 50 milímetros em algumas regiões.
Diante do risco, a Defesa Civil do Piauí tem enviado alertas por SMS para a população e monitora a situação a cada 24 horas. A orientação é redobrar os cuidados e evitar situações de risco durante temporais.
“A partir do momento que tenho um alerta de chuva forte, o que não devo fazer? Não me arriscar. Se estou jogando bola, no clube, na piscina, à beira do rio, lagoa ou açude, devo sair imediatamente e buscar um abrigo seguro. As recomendações da Defesa Civil, alinhadas às do Corpo de Bombeiros, são sempre buscar locais protegidos. Temporais podem derrubar árvores, energizar redes elétricas, alagar vias e ocultar obstáculos, aumentando os riscos de acidentes. Seguindo essas orientações, você protege sua integridade física e seu patrimônio”, destaca Werton Cots, diretor de prevenção e mitigação da Defesa Civil do Piauí.
A Defesa Civil reforça que a população deve estar atenta aos avisos meteorológicos e seguir as orientações para evitar transtornos e acidentes durante o período chuvoso.
Saiba mais:
Piauí tem alerta de chuva intensa e ventania em 135 municípios