Um total de 76 indústrias de alimentos de origem animal possuem o Selo de Inspeção Estadual (SIE), que permite o comércio dos produtos no território estadual, e desse total, segundo informações de Gerlan Vieira, gerente de Inspeção da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), cinco possuem também o Selo Sisbi – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que garante a comercialização em todo o território nacional.
O empresário Aloísio Ernesto, da Cordeiro Premium, conta que praticamente dobrou o volume de comercialização após a conquista do selo SIE, com atendimento a restaurantes e revendedores que exigem um produto de qualidade e certificado. “Por conta do aumento da demanda, tivemos que contratar mais seis colaboradores”, conta o comerciante.
Mais do que ampliar as vendas, o selo tem impactado na qualidade de vida dos produtores. “É garantia da comercialização a um preço justo e, por conta disso, muitos produtores aumentaram sua produção e a rentabilidade do negócio”, explica o empresário.
Outro empreendimento beneficiado com o selo de inspeção é o abatedouro de Queimada Nova, que fez o abate de 41 animais provenientes de um assentamento indígena no fim de julho, totalizando cerca de 500 kg de carne, que foi destinada à merenda escolar no próprio município, para outras cidades do Vale do Itaim e também para programas governamentais da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
“Dessa forma, o Governo do Estado garante proteína animal de qualidade e processada em local com Serviço de Inspeção Estadual registrado e fiscalizado pela Adapi, garantindo um alimento seguro à população e gerando renda para o agricultor familiar”, destaca o diretor-geral da Adapi, João Rodrigues.