Teresina sedia o 1° Workshop Estadual de Combate a Fraudes Digitais. O evento é dedicado a fortalecer a cooperação entre as forças de segurança pública e o setor privado para desenvolver e compartilhar estratégias que visam à proteção contra fraudes eletrônicas. O workshop acontece até hoje, 15 de agosto e é realizado pela Secretaria de Estado da Segurança, Superintendência de Operações Integradas (SOI), em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).
O workshop conta com palestras, estudos de caso e painéis de discussão com especialistas em prevenção de fraudes, big techs, líderes em tecnologia cibernética e agentes de segurança pública, como Microsoft, Google, Anatel, Santander dentre outros. Serão abordadas as mais recentes inovações em inteligência artificial e outras tecnologias aplicadas à temática.
O governador Rafael Fonteles aponta a necessidade de capacitação das forças de segurança pública para avançar no combate e prevenção desse tipo de crime, que vem crescendo de forma acentuada.
“Tem sido uma tônica do nosso Governo, da nossa Secretaria de Segurança Pública, investir cada vez mais em inteligência, em tecnologia para combater o crime. Então, aqui estamos realizando esse primeiro workshop, em parceria com a FEBRABAN, para discutir vários temas relacionados às fraudes digitais, para capacitar ainda melhor os nossos profissionais e a sociedade em geral, para prevenir ou eventualmente remediar quando acontecer esses crimes relacionados às fraudes digitais”, declarou.
O secretário de Segurança, Chico Lucas, destaca a importância do Piauí no cenário nacional de combate a crimes virtuais, sendo o estado escolhido para ser o primeiro do Nordeste a sediar esse workshop da FEBRABAN. “O Piauí tem sido essa referência, então a gente fica muito feliz de poder sediar esse evento e, principalmente, firmar parcerias com instituições nacionais e internacionais no combate à fraude e no avanço da tecnologia no que diz respeito à segurança pública”, comemorou o secretário.
O Workshop de Fraudes Digitais faz parte do Projeto Tentáculos, uma iniciativa da Polícia Federal com a FEBRABAN que abriga uma plataforma cuja função é aperfeiçoar a troca de informações entre as polícias civis e as instituições financeiras, a fim de dar celeridade às investigações criminais.
O delegado da Superintendência de Operações Integradas, Matheus Zanatta, destacou que, nesse evento, mais de 150 pessoas estão vindo de fora do estado para a troca de experiência na área de segurança virtual. “É o primeiro workshop do Nordeste de combate às fraudes digitais; tem pessoas representando vários players, bancos digitais, plataformas e forças de segurança, para trocarmos experiência e qualificar as forças de segurança na investigação, repressão e também na prevenção desse tipo de crime”, destacou.