Da Redação, com informações da CCOM
O Governo do Estado, considerando recomendações da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) e de solicitações dos prefeitos e autoridades municipais, decreta situação de emergência em virtude da seca em 41 municípios do Estado. Os municípios compreendem principalmente a região do semiárido que vem sofrendo colapso, inclusive em áreas urbanas, por conta da seca.
O decreto assinado, nessa quarta-feira (17), pela governadora Regina Sousa tem vigência de 180 dias, na qual ficam acionados os órgãos e entidades da administração pública, dentro dos respectivos campos de competências e os vinculados ao Sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado, para adoção das medidas necessárias à restauração da normalidade.
Segundo levantamentos realizados pelo monitor das secas, órgão da Agencia Nacional de Águas (ANA), parte do território do Piauí se encontra em situação de seca, caracterizando o momento atual como situação de seca grave e moderada.
O problema é encontrado em diversos municípios piauienses, sobretudo os da região do semiárido, em especial dos aglomerados dos Territórios da Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas, Vales dos Rios Piauí e Itaueira, conforme informações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) – provenientes das estações de acompanhamento do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e ANA.