Espalhe a felicidade por aí! Um estudo confirmou o poder da alegria e mostrou que pessoas mais felizes são menos propensas a ter um ataque cardíaco ou até mesmo um AVC.
Os cientistas analisaram questionários de 120 mil adultos cadastrados no banco de dados UK Biobank, no Reino Unido. A pesquisa publicada no Journal of The American Heart Association mostra que aqueles com níveis de bem-estar mais alto apresentaram menores índices de doença arterial coronária e insuficiência cardíaca, por exemplo.
“Nossas descobertas apoiam uma abordagem holística para os cuidados de saúde, onde melhorar o bem-estar mental e emocional de uma pessoa é considerado parte integrante da prevenção de doenças cardíacas e derrames”, disse o autor sênior do estudo, Wen Sun, membro da Universidade de Ciência e Tecnologia da China.
Resultados impressionaram
Aqueles que se disseram mais felizes, quando comparados com adultos com baixa sensação de bem-estar, tinham de 10% a 21% menos chances de desenvolver as enfermidades. Para as doenças específicas, o número era ainda menor. 44% menos chance de desenvolver doença arterial coronária, 45% menor para acidente vascular cerebral, 51% menor para insuficiência cardíaca e 56% menor para o ataque cardíaco. “Esses resultados ressaltam o profundo impacto que a saúde emocional e psicológica pode ter no bem-estar físico, lançando luz sobre mecanismos biológicos complexos que não eram totalmente apreciados antes”, explicou o autor.4
Por Só Notícia Boa