fonte: da redação
Avançando no processo de transformação digital do Piauí, a plataforma Gov.pi Cidadão tem facilitado o acesso a diversos serviços públicos de várias áreas para a população. Dentre os serviços estão os oferecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), como a emissão da Permissão Internacional para Dirigir (PID).
O documento, que possibilita conduzir veículos em outros países, é mais um dos serviços disponíveis na plataforma desenvolvida pela Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi).
Desde o seu lançamento, em setembro de 2023, o Gov.pi Cidadão conta com mais de 100 serviços e tem se destacado como uma ferramenta importante no processo de modernização da administração pública, dando agilidade aos processos e facilitando o dia a dia das pessoas.
O usuário pode acessar a carta de serviços do Gov.pi Cidadão pelo site do governo do estado ou ainda pode baixar o aplicativo do Gov.pi Cidadão, disponível tanto para sistemas Android, na PlayStore, como para iOS, na AppStore.
Veja detalhes de como emitir a Permissão Internacional para Dirigir (PID)
Quem pode solicitar este serviço?
Cidadão possuidor de CNH emitida pelo Piauí com no mínimo 180 dias de validade.
O que é necessário:
Para realizar o serviço de forma on-line é necessário o login no Gov.pi Cidadão via ID Piauí, que é a versão digital do Registro Geral (RG). Também é importante que o cidadão solicite o documento antes de viajar para o exterior, para que possa viajar já com a sua permissão em mãos.
Etapas para emitir a Permissão Internacional para Dirigir (PID):
– Faça o login no Gov.pi Cidadão via ID Piauí
– Busque pelos serviços do Detran
– Realize o protocolo da solicitação
– Efetue o pagamento da taxa no valor de R$ 224,64, via pix ou boleto
– Acompanhe sua solicitação na aba “Minhas solicitações”
– Receba o seu documento no Detran – PI.