Hoje (16/10), um importante capítulo na história da Universidade Federal Delta do Parnaíba (UFDPar), uma instituição que surgiu há 5 anos e 8 meses a partir do desmembramento do campus de Parnaíba da Universidade Federal do Piauí. Pela primeira vez, a comunidade universitária da UFDPar se reúne para escolher, de forma presencial e usando urnas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quem será o primeiro reitor ou reitora a liderar a instituição.
O processo eleitoral, que se estende até as 20 horas de hoje, tem como objetivo embasar a elaboração da lista tríplice que será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC), a fim de nomear o próximo líder da UFDPar. Duas candidaturas estão competindo neste processo eleitoral histórico, que determinará um mandato de quatro anos para o escolhido.
Atualmente, a UFDPar é gerida por um reitor pró-tempore, João Paulo Macedo, que assumiu o cargo em janeiro de 2022 após o ex-reitor Alex Marinho ser exonerado em meio a investigações por estelionato. Agora, João Paulo Macedo está na corrida para ser o primeiro reitor eleito da instituição.
Os números impressionam, com 80 técnicos-administrativos, 238 docentes e 4.600 alunos aptos a votar, totalizando 5.080 votos em jogo. A Chapa 1, que tinha à frente o Professor Natanael Silva, desistiu da campanha há duas semanas, o que deixou os eleitores com duas opções: a Chapa 2, liderada por João Paulo Macedo, e a Chapa 3, representada pela professora do curso de psicologia, Milka Medeiros.
Este dia de eleições promete ser um momento significativo para a UFDPar, onde a comunidade acadêmica se reúne para moldar o futuro da instituição e definir sua liderança. O resultado será aguardado com grande expectativa, uma vez que marcará o início de uma nova era na jovem universidade, com grandes desafios e promessas pela frente. A contagem regressiva começou, e a escolha do primeiro reitor eleito está nas mãos dos membros desta comunidade acadêmica.