Em uma eleição acirrada e historicamente significativa, a chapa 2, liderada pelo professor e reitor pró-tempore João Paulo Macedo, conquistou uma vitória decisiva na Universidade Federal Delta do Parnaíba (UFDPar). A consulta, que teve como objetivo a formação da lista tríplice destinada ao Ministério da Educação (MEC), é o passo fundamental na nomeação da liderança que conduzirá a universidade nos próximos quatro anos.
Enfrentando a concorrência da chapa 3, representada pela professora do curso de Psicologia Milka Medeiros, a Chapa 2 emergiu vitoriosa com 40,91% dos votos, enquanto a Chapa 3 obteve 37,12% do total.
A contagem final dos votos se desdobrou da seguinte forma:
Chapa 2:
– Discentes: 718 votos
– Técnicos: 37 votos
– Docentes: 106 votos
Chapa 3:
– Discentes: 1.049 votos
– Técnicos: 32 votos
– Docentes: 93 votos
A eleição presencial, que utilizou urnas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), marcou a primeira vez, em seus 5 anos e 8 meses de existência, em que a UFDPar realizou um processo de escolha para a liderança da instituição.
Lista Tríplice
Com o resultado da Consulta Prévia em mãos, a UFDPar, através do Conselho Universitário, deve formar as listas tríplices com os nomes dos mais votados para serem enviados ao MEC. Essas listas devem ser encaminhadas ao Ministério.
Cabe ao Presidente da República a escolha e nomeação do (a) novo (a) reitor (a) e vice-reitor (a) da Universidade, dentre os indicados na lista elaborada pelo Conselho Universitário.
Os escolhidos vão ser empossados para um mandato de quatro anos (Quadriênio 2023-2027).