A Polícia Militar do Piauí, em parceria com o Grupo Equatorial, conseguiu reduzir em mais de 66% o número de furtos de fios e cabos elétricos no norte do estado. Por meio do uso de tecnologia e da colaboração entre as forças de segurança e a empresa, as maiores reduções foram registradas na planície litorânea, nas cidades de Parnaíba e Luís Correia, que em 2024 praticamente não tiveram registros de ocorrências desse tipo.
Os dados foram apresentados durante a 1ª Jornada de Segurança Empresarial, realizada na última semana. De acordo com Cláudio Moura, Analista de Segurança Empresarial do Grupo Equatorial Piauí, no início das ações, em 2022, foram registrados 76 casos na região. De 2022 para 2023, houve uma redução de 54,05% nos furtos, com 41 ocorrências. Já de 2023 até agosto de 2024, a queda chegou a 66,67%, com apenas 11 registros na região.
“A área de Segurança Empresarial do Grupo Equatorial desempenha um papel crucial na proteção de pessoas e ativos em 14 estados brasileiros. Agradecemos à liderança do Piauí pelo apoio e à Segurança Pública. Em 2023 tivemos 41 ocorrências, e agora, até setembro de 2024, apenas 10. Nos meses de julho e agosto, não houve nenhum registro de furto de cabos na região”, destacou Moura.
No 27° Batalhão de Parnaíba, comandado pelo tenente-coronel Palhano, o serviço de inteligência da Polícia Militar identificou os principais pontos de furtos e locais de comércio ilegal desses materiais.
“Iniciamos esse trabalho há um ano, após sermos procurados pelo setor de segurança empresarial da Equatorial. Identificamos os pontos críticos e também alguns locais que compravam esse material furtado. Com apoio da Polícia Civil, realizamos buscas e apreensões, além de qualificações e identificação de envolvidos. Conseguimos zerar os furtos de cabos elétricos na área do 27º Batalhão neste ano”, explicou o tenente-coronel Palhano.
Com o aumento das rondas, a repressão à receptação e o apoio da comunidade, o número de ocorrências foi diminuindo. No 2° Batalhão, em Parnaíba, o resultado foi o mesmo.
“Reprimindo a receptação e intensificando as rondas nos locais com mais registros, conseguimos reduzir os furtos. A comunidade, que sofria com a falta de energia, nos ajudou denunciando suspeitos. O último caso foi de um rapaz que tentou furtar fios de internet, mas também não teve sucesso. Já faz mais de um ano que não registramos furtos desse tipo”, afirmou o tenente-coronel Delgado, comandante do 2° BPM.
Em Luís Correia, a situação é semelhante. O major Albuquerque, comandante do 24° Batalhão, destacou a importância da atuação policial e do uso de câmeras de monitoramento na prevenção desses crimes.
“Assumimos o comando do 24º Batalhão há dois anos, e quase não registramos furtos de fios. Com a parceria da Equatorial, que instalou câmeras de monitoramento em toda a rede elétrica do litoral, desde Luís Correia até a divisa com Chaval-CE, estamos conseguindo praticamente eliminar esses crimes na região”, completou o major Albuquerque.