Da redação
Nos dias 19, 20 e 21 de agosto a Parada de Cinema #7 vai ocupar o Centro Multicultural Stouradas. Localizado na Rua Lisandro Nogueira, 1310, Centro-Sul de Teresina, o espaço abre as portas para a maior mostra de cinema brasileiro contemporâneo no Piauí.
Serão três dias de exibições de filmes, vídeo exposições, bate-papo com produtores do audiovisual, oficina e shows. Após uma edição online, em meio a pandemia, a Parada de Cinema volta enfim a ser um espaço de encontro e trocas das mais diversas expressões – o centro da cidade configura-se, então, como lugar propício para intervenções artísticas através da imagem e das possibilidades do vídeo.
“Quando a Tássia me falou sobre a ideia de realizar a mostra no Stouradas eu senti um grande reconhecimento do centro como espaço multicultural”, diz Richard Henrique, produtor, dj e idealizador do espaço. “Sempre fui espectador e público da Parada, admirando-a pela trajetória e como evento grandioso daqueles que toda capital tem que ter, sabe?”, comenta.
No local – 500m² divididos entre área externa e interna -, além das exibições dos filmes, duas galerias estarão exibindo exposições audiovisuais (“Aparições”, Datan Izaká e “Milagres Mistérios”, de Bruno Moreno). Após os filmes e os debates, a área aberta se transformará em palco para apresentações musicais e set de djs especialmente para a Parada – Richard, que também atua como dj, assume as pick ups em uma das noites. “Farei uma pesquisa sonora mesclando as culturas musicais dos anos 80 até os dias atuais”, adianta. “Penso sobre um mix de ritmos improváveis juntos, que tragam a ideia de diversidade e memórias afetivas inesperadas”.
Para a diretora e curadora da Parada de Cinema, Tássia Araújo, ocupar espaços no centro é também uma forma de falar diretamente do universo Queer, sempre tão presente na mostra. “O centro nunca deixou de ser esse espaço de marginalidade e resistência, então fazer uma conexão com espaços culturais que estão reunindo jovens, pessoas LGBTQIAP+ e que estão abertos para ocupações provocativas é algo que engrandece todos os movimentos”, diz a organizadora. “Eu vejo o trabalho da Parada de Cinema como certeiro, provocativo e significativo”, complementa Richard. “É a cidade, e sobretudo o centro, ainda mais em movimento”.
Centro Multicultural Stouradas
O Centro Multicultural Stouradas, um casarão pertencente ao patrimônio arquitetônico da cidade, é um espaço de vivências coletivas e celebrações que pautam a diversidade e a relação de corpos espetáculos com a cidade. Com atuação nos segmentos de empreendedorismo, artes e culturas integradas, o espaço surgiu em Teresina em 26 de agosto de 2017. Boa parte das ações lá realizadas envolve técnicas sociais de inclusão e políticas públicas. O público alvo do projeto são pessoas pertencentes a comunidade LGBTQIAP+, população negra e/ou mulheres.
Parada de Cinema #7 – mostra de cinema brasileiro contemporâneo
19, 20 e 21 de agosto
Centro Multicultural Stouradas
18h – entrada gratuita