Mais agilidade no sistema financeiro! A partir desta sexta-feira (15), o pagamento por boleto bancário será compensado no mesmo dia. Na prática, não existem mudanças para quem paga, mas para quem irá receber o dinheiro.
O cobrador não vai mais precisar esperar até o dia seguinte para receber o valor, como acontece atualmente. Mas atenção! Isso só vale se o consumidor pagar o boleto até às 16h30. Após esse horário, a liquidação só ocorrerá no dia seguinte.
“A mudança trará mais agilidade para o cobrador, e irá beneficiar muito o comércio. No caso do e-commerce, por exemplo, vemos também vantagens para os compradores, que poderão ter o processo de entrega de mercadorias feito com mais rapidez”, destacou Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).
Mais da metade processados no mesmo dia
A novidade é um projeto de modernização feito pelo setor bancário, e ao todo, 136 instituições financeiras vão aderir à modalidade. Segundo a Febraban, no início desta mudança, a estimativa é que cerca de 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia, enquanto 43% deverão ser liquidados em um dia.
Mas a ideia é trazer toda a liquidação de boletos com prazo de recebimento para o mesmo dia.
Só fica atrás do Pix
O boleto é um dos meios mais usados pelos brasileiros para quitar contas de consumo no dia a dia, como água, luz, gás e telefone.
No ano passado, foram 4,2 bilhões de documentos transacionados, totalizando R$ 5,8 trilhões. Só fica atrás do Pix, que assume a liderança entre os meios de pagamento no país.
Facilitar e agilizar
Em 2017, o sistema de pagamento de boletos, batizado de Plataforma Centralizada de Recebíveis (PCR), começou a operar com novos processos e tecnologias. Dentre as mudanças, passou-se a permitir q ue boletos vencidos fossem pagos em qualquer banco. O boleto foi desenvolvido para facilitar e agilizar o sistema de cobrança e compensação de operações de crédito. Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer uma cobrança por meio de boletos bancários, basta ter uma conta bancária e contratar o serviço junto ao banco.