O Curso Executivo em Políticas de Primeira Infância, realizado no Piauí, concluiu a fase presencial com aula ministrada pelo professor André Portela, titular de Políticas Públicas da Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Na oportunidade, o especialista destacou temas como investimento na primeira infância, planejamento e gestão de políticas públicas orientadas por evidências, apresentando estatísticas que comprovam o impacto positivo de ações voltadas para essa fase do desenvolvimento humano.
Doutor em Estatística pela Cornell University e mestre em Economia pela Universidade de São Paulo, Portela trouxe à tona a importância de políticas públicas eficazes para a primeira infância, destacando o impacto positivo que investimentos nesse período podem gerar para o desenvolvimento individual e social.
A primeira-dama do Estado e coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, expressou entusiasmo com o curso, afirmando que “foram dias de muito aprendizado e conscientização sobre a importância da primeira infância”.
Ela ainda ressaltou que esta próxima semana será dedicada à reflexão e ao aprofundamento dos temas abordados, com a continuidade do curso na modalidade on-line.
Sobre o curso
O curso executivo, uma iniciativa do Pacto pelas Crianças do Piauí em parceria com a FGV, Àra Educação e a Fundação Van Leer, reuniu representantes do governo estadual, dos Poderes Legislativo e Judiciário, além da sociedade civil.
O objetivo do programa é promover a troca de experiências, o desenvolvimento de soluções inovadoras e a capacitação de profissionais para a construção de um futuro promissor para as crianças piauienses.
Ao final do curso, espera-se que os participantes estejam ainda mais preparados para atuar na formulação e implementação de políticas públicas eficazes, que contribuam para a garantia de direitos e o desenvolvimento integral da primeira infância no estado.