Referência em Energias Renováveis, o Piauí é o terceiro maior produtor de energias eólica e solar do Brasil.
Com os avanços do setor, os municípios vivenciam uma realidade de crescimento e desenvolvimento. No entanto, a expansão energética do Piauí não pode deixar para trás a justiça social e o respeito aos povos originários.
Com um “sol para cada piauiense” e ventos abundantes, o estado tem as condições ideais para a produção de energias limpas. Com investimentos públicos e privados, o Piauí já é protagonista na transição energética brasileira, a sua matriz é 100% renovável, e não para por aí, o estado possui o mais ousado projeto de Hidrogênio Verde do mundo em sua versão sustentável.
Considerado o combustível do futuro o Hidrogênio Verde pode ser usado em veículos de células de combustível, armazenamento de energias e processos indústrias, contribuindo para a descarbonizacão em diversos setores.
Nesse sentido, a mudança de uma fonte de energia para outra de forma mais sustentável, é urgente. Além da sobrevivência da espécie humana, a transição energética tem sido apontada com um dos pilares para o crescimento econômico e social dos países, de maneira justa e inclusiva.
Com objetivo de levar aos ouvintes, os avanços do setor e os desafios, a Rádio Antares produziu a série de reportagens O BOOM das Energias Renováveis no Piauí.
A jornalista Laudicéia Uchôa, ouviu especialistas renomados do setor no estado e líderes de comunidades tradicionais que vivem no entorno das áreas de produção.
Ouça a série de reportagens: O “Boom” das Energias Renováveis no Piauí:
Reportagem: Laudicéia Uchôa