Durante três dias, o sertão do Piauí volta a sediar o festival que é considerado o mais lindo do Brasil. A Ópera da Serra da Capivara chega à sexta edição com muita música, teatro, dança e circo. De 25 a 27 de julho, o ato “Onça Rainha” ocupa o Anfiteatro da Pedra Furada. Além do espetáculo, neste ano, sobem ao palco do evento Lia de Itamaracá, Xênia França e Almério.
“Onça Rainha – O Ato” vai levar muita magia ao berço do homem americano com projeções gráficas e holografia. O espetáculo é apresentado por bailarinos do Piauí, São Paulo e Curitiba, e também conta com uma orquestra amorial. Inspirado no clássico mundial O Rei Leão, a ópera leva ao palco temas como companheirismo, defesa da natureza e amizade, além de uma composição poética à mulher, ao feminino e à Terra.
Na primeira noite de ópera, após o espetáculo, Lia de Itamaracá sobe ao palco. Considerada patrimônio vivo de Pernambuco, a artista é uma das principais representantes da ciranda. Sua música e dança celebram a cultura e a identidade afro-brasileira. Ela já foi agraciada com diversos prêmios nacionais e internacionais, dentre eles o Prêmio Unesco de Música Tradicional (2013) e Prêmio Profissionais da Música (2023).
Vencedora do Grammy Latino no ano passado, Xênia França é a atração musical de sexta-feira (26). A cantora tem parcerias com outros grandes nomes da música brasileira, como Elza Soares, Maria Betânia, Emicida e Liniker. Já no sábado (27), último dia de evento, o pernambucano Almério encerra o festival.
Esse é um evento programado para gerar o menor impacto possível no meio ambiente local, obedecendo as regras e normas dos órgãos ambientais responsáveis pela gestão do Parque Nacional da Serra da Capivara. Todo lixo é reciclado e doado para associação local de catadores. Além das práticas sustentáveis, a ópera também contribui diretamente para o fortalecimento da economia local.
A Ópera da Serra da Capivara é uma realização da Casa da Ópera, e conta com patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Equatorial Piauí, por meio da Lei Rouanet.
Programação:
25 de julho (quinta-feira)
19 horas: Onça Rainha – O Ato
21 horas: Lia de Itamaracá
26 de julho (sexta-feira)
19 horas: Onça Rainha – O Ato
21 horas: Xênia França
27 de julho (sábado)
19 horas: Onça Rainha – O Ato
21 horas: Almério