Da Redação, com informações do TJ-PI
A quantidade de mandados cumpridos pelos oficiais e oficialas de justiça vinculados à Central de Mandados de 1º Grau de Teresina aumentou em 50% de janeiro a julho de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em números absolutos, foram 34.682 mandados cumpridos nos sete primeiros meses de 2021, contra 52.116 no mesmo período, em 2022.
A Central é responsável pela análise e distribuição dos mandados judiciais oriundos das unidades da capital e do interior que devem ser cumpridos em Teresina e Timon (MA).
“A Central de Mandados mantém escala diária de plantão, em sistema de rodízio, inclusive aos finais de semana e feriados, para atendimento de medidas de natureza urgente. Funciona 24 horas por dia. Nesse sentido, a Central desempenha o importante papel de contribuir no efetivo cumprimento dos despachos, decisões e sentenças judiciais, colaborando para a eficiência e a agilidade na prestação jurisdicional do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí”, destacou o juiz de direito Leonardo Brasileiro, coordenador da Central de Mandados de 1º Grau de Teresina.
São 126 oficiais de justiça lotados no setor, além de nove servidores internos, totalizando 135 colaboradores na unidade.
Os oficiais de justiça da unidade cumprem mandados judiciais de citação, intimação, liminares de saúde, medidas protetivas de urgência Maria da Penha, medidas de proteção para menores e para idosos, assistência às sessões do júri que ocorrem na comarca, dentre outras medidas judiciais.
“Esse aumento significativo é a prova do compromisso e da prestação de serviço dos oficiais de justiça com o Poder Judiciário e a sociedade em geral. Como representante da categoria, parabenizo todos os oficiais e oficialas de justiça pelo grande feito”, destacou Carlos Sales, presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Piauí-SINDOJUS/PI.