fonte: da redação
As obras de expansão do esgotamento sanitário seguem com investimentos expressivos em Teresina com o objetivo de elevar os indicadores de saúde pública, a partir da redução de doenças por veiculação hídrica, como diarreia, dengue e cólera. Nesta semana, as equipes atuam em 09 bairros da cidade, com frentes de serviços nos bairros Centro, Itaperu, Memorare, Nova Brasília, Mocambinho, Vermelha, Vila São Francisco, São Pedro e Pirajá.
Em paralelo às obras, a concessionária realiza um trabalho de conscientização porta a porta, a partir de agentes socioambientais, no qual orienta a população sobre os benefícios do saneamento básico, conversa com os moradores sobre os valores do serviço e explica acerca da ligação intradomiciliar do imóvel, que consiste em ajustes internos necessários para direcionar o esgoto gerado de pias, banheiros, vasos sanitários e ralos para a rede de esgoto instalada pela concessionária.
Além das melhorias relacionadas à saúde e qualidade de vida, o esgotamento sanitário também aquece o mercado imobiliário. De acordo com estudo do Instituto Trata Brasil, os imóveis localizados em regiões com acesso aos serviços de água e esgoto valorizam em até 15%.
Teresina já possui o abastecimento de água universalizado desde 2020 e atualmente conta com 49% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto. Até o final deste ano será 59% que beneficiará 480 mil teresinenses.
Confira abaixo o cronograma de obras de 19 a 24 de fevereiro
- Centro
Avenidas: Maranhão (entre Avenida Joaquim Ribeiro e Rua Valdivino Tito), Joaquim Ribeiro (entre as ruas Gabriel Ferreira e Arlindo Nogueira e entre Magalhães Filho e Coelho de Resende).
Ruas: Arlindo Nogueira, Area Leão, Taumaturgo de Azevedo (entre as ruas Pires de Castro e Dr. Area Leão) e Climério Bento Gonçalves - Itaperu:
Rua: Dezenove de Novembro - Memorare:
Rua: Alto Longá - Nova Brasília:
Ruas: Técnico Joaquim Soares e Djalma Tavares - Mocambinho:
Avenida Prefeito Freitas Neto
Ruas 4, 5, 6 e 60 - Vila São Francisco:
Rua: Verdes Mares - Vermelha:
Ruas: Murilo Braga, Simplício Mendes, 21 de
Abril, Henrique Dias e Gilbués. - São Pedro:
Rua: Paulistana, Pio IX, Eurípedes de Aguiar e 13 de
Maio. - Pirajá:
ETE Pirajá (Estação de Tratamento de Esgoto – ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto
Visitas socioambientais
- Centro, Monte Castelo, Nossa Senhora das Graças, Piçarra, Macaúba, Itaperu, Memorare, Mocambinho (Setor E), Vila São Francisco, São Pedro, Vermelha, Centro/Sul, Redenção, Cidade Nova, Lourival Parente, Matinha, Pirajá, Marquês e Mafuá.
Reuniões com a comunidade
- Centro/Sul, São Pedro e Vermelha