A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), recebeu, nesta semana, uma auditoria no âmbito do Programa de Certificação Fiocruz de Bancos de Leite Humano (PCFio-rBLH). Este programa foi criado para garantir a qualidade dos bancos de leite humano em todo o país.
Durante a visita, a auditora do PCFio-rBLH, Celina Lira, explicou a importância do programa. “O PCFio é um programa de certificação que busca garantir a qualidade dos bancos de leite. Ele foi desenvolvido com instrumentos riquíssimos para a auditoria, permitindo que possamos verificar o funcionamento dos bancos de leite, especialmente os de referência. A auditoria não é uma forma de punir, mas sim de melhorar e ajudar. A partir deste ‘pente fino’, conseguimos analisar detalhadamente o funcionamento do banco de leite e identificar pontos onde a coordenação e a gestão podem melhorar”, elencou.
Para Vanessa Paz, coordenadora do Banco de Leite, a auditoria é fundamental para a melhoria contínua dos serviços. “Esse programa de certificação é uma ação importante para assegurar que todos os processos de trabalho nos bancos de leite sejam rigorosamente seguidos, garantindo que o leite humano oferecido aos bebês prematuros seja seguro e de alta qualidade”, disse.
A estrutura do Banco de Leite Humano da NMDER está totalmente adequada à legislação, conforme a RDC 171 da ANVISA. A unidade possui uma estrutura ampliada e equipada com o que há de mais moderno em termos de equipamentos para o manejo do leite humano, visando aumentar a capacidade instalada e melhorar a cobertura de oferta de leite humano pasteurizado para os prematuros do estado.