O Programa Nacional de Imunizações (PNI) implementou nos estados ações de monitoramento das estratégias de vacinação, no período de 17 de junho a 31 de julho de 2024. No Piauí, o PNI realizou visitas a 78 mil domicílios com foco na avaliação da caderneta de vacinação e na atualização das vacinas contra poliomielite e sarampo. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Imunização, alerta os municípios para o prazo de alimentação dos dados no painel do Ministério da Saúde, que encerra em 30 de setembro.
Dos 224 municípios do Piauí, 166 já registraram dados do monitoramento executado em 709 estabelecimentos (unidades e/ou posto de saúde dos municípios). “Precisamos que os gestores municipais insiram os dados, no prazo estabelecido, para que possamos ter uma ideia de como estão as coberturas vacinais”, lembra a coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.
Uma análise preliminar, realizada pela Coordenação de Imunização da Sesapi, aponta que o atual cenário apresenta resultados significativos para o aumento das coberturas vacinais no Piauí. Esta primeira análise foi feita com base em 50 mil visitas domiciliares, que tiveram como foco crianças menores de cinco anos para a avaliação da caderneta de vacinação e na atualização das vacinas contra poliomielite e sarampo.
“Com esses dados, foi observado que 91% (29.986 crianças) visitadas estavam com o esquema de primeira dose completo para a vacina contra o sarampo e 88,60% (22.992 crianças) com o esquema de segunda dose completo. Além disso, 5.662 crianças encontradas com esquema incompleto foram atualizadas durante o monitoramento”, disse a coordenadora.
O monitoramento também obteve resultados significativos na avaliação da atualização contra poliomielite, sendo realizadas até o momento mais de 28 mil visitas, onde 97% das crianças estavam com o esquema atualizado e apenas 841 doses foram aplicadas em crianças com esquema incompleto.
“É importante destacar a relevância dessas ações de monitoramento e que, apesar da execução não atingir cobertura de 100% das crianças menores de cinco anos, os resultados encontrados refletem o aumento das coberturas vacinais no Piauí e o engajamento dos municípios para atingir melhores resultados na proteção da população”, ressalta a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.