Tão importante quanto obter resultados, no esporte também é necessário se praticar a ética, a justiça e a igualdade. Para ressaltar esses valores, é comemorado nesta sexta-feira (19/4) o Dia Mundial do Jogo Limpo, com o objetivo de promover a lisura no esporte, a saúde e a conscientização de atletas, técnicos, equipes e de toda a sociedade sobre a luta global contra a dopagem.
“O Dia Mundial do Jogo Limpo é também uma boa oportunidade para o Ministério do Esporte reforçar nosso compromisso com os valores do esporte, com a ética e com a integridade e a defesa do Jogo Limpo em todas as atividades esportivas, livre do racismo e do preconceito”, diz o ministro André Fufuca.
Nesta sexta-feira (19/4), às 15h, será transmitida, via Facebook e YouTube, uma live promovida pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), com a presença da presidente Adriana Taboza, do coordenador técnico e científico do Comitê Olímpico do Brasil (COB), André Siqueira, e da atleta de canoagem Ana Sátila. No evento on-line,serão discutidos temas como a importância da data, a atuação da ABCD e do COB com o mundo esportivo e como está a preparação para os Jogos Olímpicos Paris 2024.
A ABCD possui o papel de fiscalizar e educar, além do caráter punitivo. É o órgão que estabelece a política nacional de prevenção e de controle à dopagem, coordena o combate à dopagem de acordo com as diretrizes do Conselho Nacional do Esporte (CNE), conduz operações de controle de dopagem e gestão de resultados, realiza autorizações de uso terapêutico de substâncias, mantém a interlocução com os organismos internacionais, investiga denúncias, e difunde e adota padrões internacionais relacionados aos procedimentos de controle de dopagem e à lista de substâncias e métodos proibidos no esporte da Agência Mundial Antidopagem (Wada).
Adriana Taboza destaca a importância da data. “O Jogo Limpo é essencial para que o esporte continue sendo essa ferramenta insubstituível de transformação social, que ajuda por meio da educação a formar o atleta cidadão, levando informação de qualidade para toda a comunidade esportiva”, afirma.
No site da ABCD, pode-se obter informações sobre antidopagem, procedimentos para coleta de amostras e legislação. Também é possível consultar o Check Jogo Limpo, uma ferramenta de busca em que se pode buscar pelo nome do medicamento se ele possui substâncias proibidas, que pode ser acessada pelo endereço gov.br/abcd .
Play True Day
No Brasil, existe a Lei Antidopagem (Lei 13.322/2016), que dispõe sobre o controle de dopagem. Segundo a legislação, “o controle de dopagem tem por objetivo garantir o direito de os atletas e as entidades participarem de competições livres de dopagem, promover a conservação da saúde, preservar a justiça e a igualdade entre os competidores”. Atletas de todas as categorias são testados aleatoriamente pelo COB, em cinco etapas: seleção do atleta, notificação, coleta de amostra, análise laboratorial e gestão dos resultados.
Desde 2014, em abril de cada ano, a Wada e a comunidade antidopagem em todo o mundo comemoram o Play True Day, um dia dedicado ao Jogo Limpo. A inspiração para a data nasceu em uma Conferência de Educação organizada pela agência em 2013, da qual participaram 17 países da América Latina. Em 2023, a campanha de mídia digital e social da Wada alcançou mais de seis milhões de pessoas, com inúmeros atletas e organizações participando em todo o planeta.
O presidente da entidade, Witold Banka, deixou um recado nas redes sociais para convocar toda a comunidade esportiva a se conscientizar sobre a antidopagem. “Estamos chamando todos os países e todos os esportes para participar do nosso time global para celebrar o jogo limpo. Convocamos atletas e profissionais esportivos para se juntarem com suas organizações nacionais e regionais, federações e governo para apoiar e se juntar à Wada para construir o maior time do mundo de incentivo ao jogo limpo. O esporte tem o poder de juntar todos, mas a única forma de uma competição ser justa e para que os atletas se sintam confiantes, é em um jogo com igualdade”, completa.