O esgotamento sanitário é considerado um dos principais parâmetros de desenvolvimento socioeconômico de uma cidade, possuindo grande impacto na saúde pública e meio ambiente. A Águas de Teresina, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto da capital piauiense, tem feito investimentos contínuos e uma ampliação da cobertura do serviço, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e a preservação dos recursos hídricos da região.
Desde que assumiu a gestão dos serviços em 2017, a Águas de Teresina elevou a cobertura de coleta e tratamento de esgoto de 19% para mais de 60%, um resultado expressivo que demonstra o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável da cidade.
Impacto ambiental positivo
A expansão do sistema de esgotamento sanitário tem um impacto direto na redução do lançamento de esgoto bruto nos rios Poti e Parnaíba, importantes mananciais que abastecem a população e sustentam atividades econômicas como a pesca e o turismo.
José Francisco, pescador há mais de 20 anos e membro do grupo Guardiões do Poty, celebra os avanços: “Aqui em Teresina, esse tratamento do esgoto ficou parado por um bom tempo, algo que prejudicava bastante o nosso trabalho, já que as pessoas preferiam os peixes de criadouros, por conta do ambiente mais limpo. Com essas obras, acredito que esse despejo direto do esgoto no rio irá acabar, favorecendo inclusive o lazer”.
Benefícios para a população
Além dos benefícios ambientais, o avanço do esgotamento sanitário traz dignidade e saúde à população. O tratamento adequado do esgoto reduz a proliferação de doenças, melhora a qualidade de vida das comunidades e valoriza as áreas urbanas e rurais de Teresina.
“O saneamento básico é um direito de todos e, em Teresina, estamos caminhando para que essa meta seja alcançada. Cada novo trecho que avança é um passo para garantir um futuro mais sustentável para a cidade e preservar nossos rios para as próximas gerações”, afirma Carolina Serafim, presidente da Águas de Teresina.
Acompanhe o cronograma de obras até o dia 29 de novembro:
– Centro/Sul
Avenida Maranhão: entre a Av. Ind. Gil Martins e rua Porto (com trecho em contrafluxo).
Avenida Joaquim Ribeiro: entre a rua Simplício Mendes e Av. Pedro Freitas.
Av. Ind. Gil Martins: entre a Av. Miguel Rosa e rua Valença.
– Vermelha
Rua Piripiri: entre 13 de Maio e Barão de Gurguéia
Av. Pedro Freitas: entre a Av. Prof. Valter Alencar e rua Porto
– Gurupi
Ruas: Ouro Branco, São Caetano, Santa Luzia, São Rafael, São Pedro do Piauí e Irlanda.
– Bom Jesus
Avenida Prefeito Freitas Neto: entre a Rua Eng. Alves Noronha e Bertolínia.
Rua Jerumenha: entre rua São Miguel do Tapuio e Prof. Adolfo Santana.
– Mocambinho
Avenida Antônio Pedreira Martins: entre as ruas Escrava Anastácia e Nova Esperança.
Ruas: Diácono Pretexto, Marly Fernandes, Jornalista Josipio Lustosa (Interdição total entre quadras 13 e 16 e entre as quadras 7 e 18), Maria das Chagas Silva, Comandante Tupinambá Barjud, Engenheiro Pedro de Alcântara, Mestre Cavour Mascarenhas, Marceneiro Ataualpa Pereira, Rosa de Oliveira Miranda, Profª Graça Ciríaco, Setor C Q 24.
– Poti Velho
Ruas: Interventor Teodoro Sobral, Roland Jacob, Des. Flávio Furtado, Sapucaia, Mário Augusto de Freitas.
– Santa Luzia
Ruas: Cajueiro, Santa Efigênia, Jacob Martins e rua 9.
– Aeroporto
Ruas: Des. Pires de Castro e Primeiro de Maio.
– Saci
Ruas: Gen. João Henrique Gaioso, 39 (Q 49), 42 (Q 50), Antônio Chaves, Ivan Tito Oliveira, Marechal Hermes da Fonseca, Professor Diniz, Miguel Couto, Henrique Couto, Humberto de Campos, Wenceslau Braz, 15 de Novembro, São Francisco, Sidney de Bastos.
– Buenos Aires
Avenida Duque de Caxias (entre a Av. Prefeito Freitas Neto e Rua Radialista Jackson Moreira) e Rua Eng. Alves Noronha (entre ruas Bom Jesus e Crísipo Aguiar)
– Água Mineral
Ruas: Motorista Areolino Carvalho, Grota, Pequena, Quilombo dos Palmares, Aminthas Floriano, Jamaica, Lucílio Avelino, Gonçalves Lêdo, Padre Anchieta e Tenente José Bispo.
– Real Copagre
Ruas: 2, Domingos Freitas Marques.
– Pirajá
Estação de Tratamento de Esgoto – ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto.