Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) reuniram-se na quarta-feira (7), para alinhar atividades estratégicas. A intenção é fortalecer, em todo o estado, a prevenção e o combate a queimadas durante o período mais crítico quanto a incêndios florestais, que compreende os meses de agosto a dezembro.
Durante o encontro, a equipe do CBMEPI pôde entender como é feita a fiscalização, monitoramento e combate aos incêndios florestais coordenados pela Semarh. A Semarh emite Boletim de Incêndios Florestais no Piauí, com um quantitativo diário de focos de calor e de focos de fogo.
Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Situação da Semarh, acrescenta que foi abordada a importância do treinamento dos brigadistas florestais municipais em colaboração conjunta, tal como o combate a Incêndios florestais, considerando o monitoramento realizado pela Sala. “Com esse alinhamento, espera-se que os combates sejam mais assertivos nos meses críticos de 2024 (de agosto a dezembro)”, enfatiza.
O monitoramento diário realizado pela Semarh observou, já desde o início de agosto, mais de 130 focos de incêndios em todo o estado, principalmente na região Sul, compreendendo Eliseu Martins, Uruçuí e Canto do Buriti.
O diretor de Fiscalização da Semarh, Major Denio Marinho, destaca que queimada é crime e causa transtornos tanto para o meio ambiente, quanto para a população em geral. “A Semarh orienta que se evite qualquer tipo de queimada. A participação de cada um é muito importante para acabarmos com essa prática”, complementa.
Participaram da reunião o diretor de Fiscalização Ambiental da Semarh, Major Denio Marinho, o coordenador de Combate a Incêndios Florestais, Shandallyê Araújo, a coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos, Sara Cardoso, e os coronéis Sérgio e Marcelo, representando o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí.