A nova Maternidade Evangelina Rosa foi oficialmente inaugurada em Teresina nesta sexta-feira (28), em uma solenidade que contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e do ministro do Desenvolvimento Social Wellington Dias (PT), além do governador Rafael Fonteles (PT).
A nova estrutura é uma das maiores maternidades públicas do Brasil e promete melhorar significativamente a assistência à saúde materno-infantil na região.
A ministra Nísia Trindade afirmou que a inauguração marca o sonho de toda uma geração de profissionais da saúde e que a estrutura da nova maternidade Evangelina Rosa será uma referência para outras unidades de saúde desta área para todo o Brasil. A ministra acrescentou que, do total de leitos, 44 equipamentos foram destinados pelo Governo Federal e que há uma perspectiva de ampliação de recursos para a unidade, além da habilitação de mais serviços.
“É uma alegria voltar a Teresina, já vim aqui quando era pesquisadora, na época com o governador Wellington Dias. Para mim, é uma grande satisfação, queria dizer a vocês que há uma referência no Piauí na área da Saúde. Essa é minha primeira visita como ministra. Essa maternidade representa, pelo que vi, a realização de um sonho de toda uma geração de profissionais. Queria apenas ressaltar que para o ministério da saúde, pelo que já foi retomado, de fortalecer a integralidade do SUS esse trabalho será uma referência, vamos acompanhar de perto e vamos dar um aporte. Aposto muito nesse trabalho de integração entre os poderes para uma saúde de qualidades”, disse.