
Cerca de 8.700 alunos da rede estadual de ensino se preparam para a primeira etapa do Seduckathon 2025. As provas objetivas e subjetivas acontecem nesta sexta-feira (4). A competição, que abre portas para intercâmbios internacionais, exige dedicação e estratégia dos participantes.
No Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) José Pereira, na zona norte de Teresina, a rotina de estudos é intensa. Sob a orientação do professor de Matemática Bruno Santos, os 27 alunos inscritos se preparam com foco em Inglês, tecnologia e empreendedorismo.
Entre os participantes, Thaemilly Cristina, aluna da 3ª série do ensino Médio, vê no Seduckathon a chance de transformar um sonho em realidade. Estudante do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas, ela quer usar o domínio do inglês para conhecer novas culturas.
“A possibilidade de um intercâmbio me motiva muito. Sempre quis aprender inglês e viajar para países como a Coreia do Sul e os Estados Unidos. Acredito no meu potencial e estou confiante nessa prova”, afirma.
Embora sua formação seja em Matemática, Bruno Santos abraçou o desafio de preparar os estudantes para a competição. O entusiasmo e a determinação dos alunos o levaram a criar um grupo de estudos, sugerir conteúdos e aplicar simulados.
“Peguei os conhecimentos que tinha em inglês e empreendedorismo e comecei a instruí-los. Eles estão se dedicando de verdade. Ver esse esforço acontecendo é muito gratificante”, comemora o professor.
A dedicação dos alunos se reflete também no desempenho escolar. Para Ryan de Abreu e Ana Beatriz da Silva, inscritos na modalidade Empreendedorismo, o apoio do professor vai além do Seduckathon. “O professor sempre está nos motivando a estudar e aproveitar todas as oportunidades que a Seduc está nos proporcionando. Só o fato de estar estudando e aprendendo mais já faz tudo valer a pena”, diz Ryan.
Primeira fase do Seduckathon acontece nesta sexta-feira (04)
As provas acontecem simultaneamente em todas as escolas participantes e terão 60 questões, abordando conhecimentos específicos em áreas como:Tecnologia, Empreendedorismo e Língua Inglesa.
Nesta edição, o programa dobrou o número de intercambistas. Agora, 130 estudantes e 26 professores terão a chance de viajar para seis países, incluindo Estados Unidos e Coreia do Sul. “Acreditamos que o intercâmbio amplia horizontes e desenvolve novas habilidades. Por isso, o governador Rafael Fonteles decidiu expandir o programa”, explica o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
Como funciona a seleção
O Seduckathon é voltado para estudantes do Ensino Médio e oferece vagas em três categorias:
Seduckathon (100 vagas) – Para alunos de cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas, Informática e Programação de Jogos Digitais.
- 1ª fase: Prova objetiva de tecnologia e inglês.
- 2ª fase: Desenvolvimento de projetos para resolver desafios das escolas.
- 3ª fase: Hackathon com apresentações em português e inglês.
Empreendedorismo (10 vagas) – Para alunos da disciplina Projeto de Vida, que devem apresentar um projeto inovador e fazer uma prova de conhecimentos em empreendedorismo e inglês.
- 1ª fase: Prova subjetiva.
- 2ª fase: Submissão de projeto.
- 3ª fase: Participação na Maratona Seduckathon.
Desempenho Acadêmico (20 vagas) – Destinada aos alunos com as maiores médias em Língua Portuguesa e Matemática no primeiro trimestre do ano letivo.
“O Seduckathon se consolidou como uma política pública inovadora. Ele incentiva o protagonismo estudantil e abre portas para os jovens do Piauí. Com a ampliação do programa, mais alunos terão acesso a uma experiência educacional única no exterior”, conclui Washington Bandeira.