Mais de 500 estudantes piauienses foram premiados como medalhistas da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), na segunda-feira (19), durante cerimônia realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), e pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Centro de Convenções de Teresina.
A premiação contemplou alunos das redes estadual, municipal, federal e particular de ensino. Um total de 182 estudantes da rede pública estadual de ensino estavam entre os homenageados. Dentre eles, Gleyson Fernandes Machado, aluno do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) e medalhista de ouro nas disputas em âmbito nacional e regional.
“Eu estou muito feliz com a premiação, recebendo estas medalhas de ouro nacional e regional, aqui em Teresina. Eu estou muito agradecido ao pessoal da escola, principalmente o professor Raimundinho e o professor Amaral, que me ajudaram muito a estudar para a Obmep e a conseguir conquistar essas medalhas. Vou ganhar de novo e vou continuar estudando com a ajuda deles para que eu consiga conquistar várias outras medalhas”, comemorou Gleyson.
Em meio aos medalhistas, 43 estudantes de escolas estaduais se destacam como medalhistas nacionais, incluindo três de ouro, 16 de prata e 24 de bronze. Além disso, 139 estudantes se sobressaíram com medalhas regionais, sendo 13 de ouro, 31 de prata e 95 de bronze.
“Nós tivemos um crescimento em relação às edições anteriores, tanto no número de participantes, quanto de premiados, especialmente das escolas Seduc. Desde o início do ano passado, no início da nossa gestão, nós implementamos o projeto Seduc Olímpica, com várias ações para engajar e preparar mais os nossos estudantes para as olimpíadas de conhecimento. Então, estamos obtendo os resultados, os frutos e esperamos colher muito mais”, garantiu Washington Bandeira, secretário da Educação.
Natural do município de Vila Nova do Piauí, o jovem Luiz Mário Leal, aluno do 1º ano do ensino médio, mal cabia em si com o reconhecimento dos seus esforços. Ao lado da mãe, ele comemorou as medalhas de prata, na etapa nacional, e bronze, na regional, conquistadas na 18ª edição da Obmep. Ele garante que a paixão pela matemática vem do berço.
“É muito gratificante perceber que o investimento no ensino de matemática está cada vez maior no estado e é muito gratificante poder ser reconhecido por esse mérito. A paixão pela matemática vem desde meu avô, passando pelo meu pai e por mim. A gente gosta de estar sempre resolvendo problemas e contas diárias”, disse o adolescente.
Na oportunidade, a Seduc também reconheceu os esforços de professores e profissionais da educação, premiando 15 professores da rede, em reconhecimento ao seu papel fundamental no ensino da matemática.
“Investir em educação é investir em pessoas e a nossa maior riqueza são as pessoas. Quem trabalha em educação pública do Piauí quer ver transformação no lugar que a gente vive, contribuir para o desenvolvimento do nosso povo. E nós, do Ceti Augustinho Brandão, estamos nessa luta de transformação social há 21 anos, a cada ano promovendo a educação pública de qualidade e tendo sempre o apoio da Seduc”, afirmou Darkson Vieira Machado, educador e diretor do Ceti Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves.