Da Redação, com informações da Ascom/Seduc
“É muito bom poder voltar com as revisões presenciais, aqui a gente está mais próximo dos colegas, pode dividir as dúvidas e questões e estar em contato direto com os professores. Estou com boas expectativas para o ENEM e sonho em fazer Direito”, afirma a estudante Julia Maione, da Unidade Escolar Marcos Parente. Ela e mais de 3 mil estudantes estiveram, na manhã deste domingo, na primeira revisão presencial Pré-Enem Seduc que aconteceu no Teresina Hall.
Com duração de 5 horas, as aulas abordadas nesse primeiro encontro foram: Matemática, com o professor Fabiano Macêdo; Linguagens, com Newton Neto; Ciências Humanas, com Thiago Ramos; Ciências da Natureza, com Paulo Henrique; e Redação, com Rosy Cunha, e essa grande equipe de professores, que ministraram aulas das principais áreas de conhecimento cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), discutiram questões abordadas nos exames anteriores.
A estudante Rebeca Vitória, da U. E. Dom Severino, que acompanha a revisão, falou que participou de uma seletiva para concorrer a uma vaga para representar o Piauí no SheRuns, concurso de redação que definiu as representantes do Brasil em corrida de rua na Bélgica. “É muito importante poder participar das revisões, aqui temos a oportunidade de aprendermos mais e esse contato direto é bem melhor do que o remoto”, disse a aluna.
“Passamos dois anos sem as revisões Pré-Enem. Esse ano nossas escolas voltaram para o chão da escola e, pra reforçar nesse segundo semestre, continuamos o Pré-Enem Seduc com esse primeiro encontro presencial e depois em todo o Piauí, por meio das Gerências Regionais. Além das revisões presenciais, temos os podcasts, grupos em redes sociais, mentorias, monitorias com os alunos, dentre outros. Desde 2016 o Piauí é o Estado com a maior taxa de presença nas provas do Enem, e retomamos ao mesmo formato dessas revisões, respeitando todos os protocolos de higiene do COE. É muito trabalho, estudo e confiança nos nossos profissionais e estudantes que aqui estão”, comemora o Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera.
De acordo com a coordenadora da Mediação Tecnológica da Seduc, Viviane Carvalho, a Seduc vem preparando uma série de revisões para os próximos meses com o objetivo de auxiliar os estudantes com os conteúdos que são cobrados no Enem, que acontece nos dias 13 e 20 de novembro. “Seguimos com a caravana Pré -Enem Seduc de Corrente a Parnaíba, visitando todas as gerências regionais do estado. Manteremos as nossas estratégias das 21 ações, entrega de passe livre aos estudantes de Teresina e dois simulados que realizaremos ainda esse ano”, disse a coordenadora.
A Seduc durante as revisões presenciais mantém uma programação especial. Revisão com as principais habilidades cobradas pelo Enem nas 5 áreas do conhecimento e a redação, entrega de material didático gratuito, atividade cultural, entrada franca e distribuição de lanche, também gratuito.