Mais de 1.630 estudantes das escolas estaduais estão classificados para a segunda fase da 4ª Maratona Tech, a maior competição de tecnologia entre escolas do Brasil, que ocorrerá entre 30 de setembro e 13 de outubro.
Na primeira etapa, os estudantes enfrentaram desafios que exigiram o desenvolvimento de soluções tecnológicas, utilizando diversas ferramentas para resolver os problemas propostos.
Na fase 2, o conhecimento dos alunos classificados será testado por meio de quizzes educativos, cujas respostas corretas garantirão pontos. Os estudantes com as melhores pontuações serão os vencedores. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 27 de novembro, em Curitiba (PR).
Entre os estudantes da rede estadual de ensino, 33 são do Ensino Fundamental (6º e 7º anos), 147 do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e 1.452 do Ensino Médio (1º ao 3º ano), totalizando 1.632 classificados.
No Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cleonice Teles, localizado no município de Luzilândia, 26 estudantes comemoraram a classificação para a segunda fase da maratona.
A professora de Biologia e coordenadora da Maratona Tech no Ceti Cleonice Teles, Larissa Costa, explicou que os alunos produziram protótipos de aplicativos para solucionar problemas da comunidade escolar e da sociedade em geral durante a Fase 1.
“Foram trabalhos belíssimos. Já cadastramos todos os aprovados e inserimos seus contatos no portal olímpico. A partir de 30 de setembro, os alunos receberão todas as informações via WhatsApp pelo chatbot da Maratona Tech, chamado ‘Zeca’”, explicou.
Empolgado com a classificação, o estudante do 2º ano, Janes Siqueira Cunha Filho, de 16 anos, expressou sua ansiedade pela segunda etapa da competição. “Fiquei muito feliz com a classificação e estou me preparando cada vez mais, assistindo a várias videoaulas e tirando dúvidas com meus professores”, disse.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou o fortalecimento do ensino tecnológico nas escolas da Seduc e o apoio que o Governo do Estado tem dado aos jovens para participarem de competições de tecnologia.
“Estamos vivendo uma transformação digital na Educação do Piauí, impactando cada vez mais professores e alunos. É uma grande alegria ver os jovens envolvidos em eventos como a Maratona Tech e tantos outros, que mostram o compromisso do Governo com uma educação de qualidade, alinhada às demandas do século XXI”, afirmou Bandeira