Da Redação, com informações do TJ-PI
O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí realizou 594 atendimentos no período de 18 a 22 de julho, durante a permanência da Justiça Itinerante no bairro Vermelha, zona Sul de Teresina. Foram 60 reservas para casamentos comunitários; três exames de DNA pelo projeto Eu tenho Pai; 158 emissões de carteiras de identidade e 373 atendimentos em conjunto com a Defensoria Pública do Estado do Piauí, em cinco dias de jornada.
O programa da Justiça Itinerante neste segundo semestre percorre vários bairros de Teresina, com o objetivo de aproximar ainda mais o Poder Judiciário da sociedade, através da disponibilização de serviços de divórcio consensual, retificação de registro civil de nascimento, casamento e óbito, homologação de acordo de pensão alimentícia, reconhecimento e dissolução de união estável, suprimento/justificação de óbito e outras ações de natureza consensuais.
Roberta Sampaio, analista judiciária da Justiça Itinerante, relata que o segundo bairro a ser contemplado com a ação será o Vila Operária, na zona Norte, entre os dias 22 a 26 de agosto.
“Finalizamos a jornada no bairro Vermelha com quase 600 atendimentos, um número significativo, que mostra a importância do acesso aos serviços do Judiciário sem que o cidadão precise deslocar para o centro da cidade. Na Justiça Itinerante, nós, do Judiciário, é quem vamos ao encontro do cidadão. Esperamos que tenha grande adesão por parte da população”, destaca a analista judiciária.
A jornada da Justiça Itinerante é ininterrupta entre os meses de julho e novembro: uma semana a cada mês uma equipe será deslocada para os bairros. Veja os próximos bairros a serem contemplados.
-22 a 26 de agosto, Vila Operária, zona Norte;
-19 a 23 de setembro, na Ceasa, zona Sul;
-24 e 25 de outubro, no Tribunal de Justiça do Piauí, bairro Cabral;
-21 a 25 de novembro, no Dirceu I, na Universidade Estadual do Piauí, Campus Clóvis Moura.