O complexo da Ponte Estaiada João Isidoro França, que liga as zonas norte e leste de Teresina, foi palco de um casamento comunitário que reuniu 142 casais, no último final de semana.
A cerimônia foi organizada pela Justiça Itinerante, em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI). Esta foi a segunda edição do evento em parceria com a Prefeitura, que tem como objetivo a regularização do estado civil entre pessoas que já vivem maritalmente ou não, além de influenciar a formação da família, garantindo sua proteção, bem como ampliar os direitos patrimoniais, sucessórios e previdenciários.
A cerimônia oficial marcou os 20 anos da Justiça Itinerante do Piauí e contou com a presença dos casais, suas testemunhas, além de autoridades do Tribunal de Justiça do Piauí, Corregedoria Geral da Justiça, da Corregedoria do Foro Extrajudicial e Prefeitura de Teresina.
O juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça do Piauí, Thiago Brandão, destacou que há mais de 20 anos a Justiça Itinerante aproxima o Poder Judiciário das comunidades e prestigia casais que desejam formar uma família.
“Nesta parceria com a Prefeitura, de mãos dadas, o Poder Judiciário leva a Justiça cada vez mais para perto dos cidadãos. A união estável já é reconhecida juridicamente, mas a realização do casamento fornece uma segurança maior, pois se trata de um documento público para os casais”, disse o juiz.
Para a superintendente da Justiça Itinerante do Piauí, Vanessa Brandão, a cerimônia marcou com êxito a experiência e dedicação de todos que realizam essa aproximação dos serviços da Justiça para com a sociedade:
“Há 20 anos temos realizado cerimônias emocionantes e cheias de amor como essa. Hoje é um dia de muita alegria e confraternização para os casais, que participam de um momento único, fortalecendo o vínculo entre familiares e amigos”, frisou.