Da Redação, com informações da CCOM
O Governo do Estado, por meio da Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi) e da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), realizou, nesta segunda-feira (8), a abertura do Jogos Escolares Piauienses, na Potycabana, em Teresina. O evento segue até o próximo dia 13 de agosto e envolve cerca de 2 mil alunos de escolas estaduais, municipais, particulares e institutos federais em diversas modalidades esportivas, individuais e coletivas. Durante o evento, a governadora Regina Sousa assinou a autorização para o lançamento do Bolsa Atleta que, por meio de edital, beneficiará 70 pessoas, entre atletas e técnicos que receberão uma bolsa que varia de R$ 700,00 a R$ 900,00, para se dedicarem ainda mais ao esporte.
“O esporte salva vidas. Podem observar pessoas que saíram da miséria, que viraram campeões e podem ser exemplos. As escolas têm esse paralelo de descobrir esses talentos. Têm muitos talentos escondidos nas escolas que podem ser impulsionados, em todos os esportes, não só no futebol” comentou Regina Sousa .
Os vencedores dos jogos na faixa de 12 a 14 anos estarão classificados para os Jogos Escolares Brasileiros, que ocorrerão em novembro, no Rio de Janeiro, e são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Já os vencedores da faixa etária de 15 a 17 anos participarão dos Jogos da Juventude, em setembro na cidade de Aracaju (SE), evento realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). A expectativa é que cerca de 260 piauienses, entre atletas, técnicos e pessoal de apoio, participem dos dois eventos nacionais.
O secretário da Educação, Ellen Gera, destacou a emoção da realização desse evento. “Por conta da pandemia praticamente não tivemos o desenvolvimento de práticas esportivas nas escolas da rede estadual e isso trouxe um perda muito grande para os nossos estudantes. Poder retornar para as escolas em 2022 e ter a realização dos jogos escolares é realmente fantástico. Os grandes vencedores vão participar da etapa nacional. E, com certeza, aqui descobriremos grandes nomes do esporte piauiense”, disse.
O estudante Elano Reis, 13 anos, estava ansioso pelo início da competição. “O evento está muito bonito, sai da minha cidade (Campo Maior) e vou ficar uma semana aqui com os meus colegas. A ansiedade está a mil. Não vejo a hora de entrar em quadra e, se Deus quiser, vamos sair campeões. O futebol é tudo para mim” disse o jogador empolgado com o evento.
O presidente da Fundespi, Clemilton Queiroz, destacou que o evento é uma grande confraternização dos alunos em idade escolar. “Aqui, eles têm a oportunidade de representar a sua escola e o seu município. São mais de 2 mil atletas envolvidos nesta etapa e com certeza é o maior evento esportivo do Piauí “, disse.
Bolsa Atleta
Na oportunidade, a chefe do executivo piauiense explicou que o projeto do Bolsa Atleta é de 2017, mas que não foi implantado porque precisava de uma regulamentação. “Vamos lançar, ainda meio tímido porque não podemos mexer na lei já que estamos em período eleitoral. Mas, em breve, queremos alterar a Lei para melhorar, inclusive, o valor da bolsa. Mas é algo já bem simbólico no apoio a estes atletas. Era uma necessidade ajudar os atletas que se dedicam a praticar esportes, em especial àqueles que muitas vezes deixam de participar de competições nacionais por falta de recursos. Vamos trabalhar para ampliar também o número de bolsas e apoiar cada vez mais o nosso esporte”, disse.