Da Redação
Quer seja no campo de cultivo de alimentos ou na sala de aula, os reeducandos da Colônia Agrícola Major César Oliveira, em Altos, aprendem constantemente enquanto estão no cumprimento de suas penas. Atualmente, os internos estão realizando o curso profissionalizante de operário da Construção Civil de Pedreiro de Alvenaria.
A oferta do curso acontece graças a uma parceria entre a Secretaria de Justiça (SEJUS) e a Secretaria de Assistência Social e Trabalho (SASC). A carga horária é de 80h e os internos aprendem técnicas para construírem casas. Um instrutor da empresa Upgrade, parceira nesta demanda, orienta os detentos.
O gerente adjunto da unidade penal, o policial penal Reginaldo Ribeiro, vê o curso como uma grande chance para a reinserção social dos 38 alunos que realizam a qualificação. “É um curso muito atrativo. Eles realmente estão aprendendo a trabalhar e, com certeza, quando saírem daqui, após terminarem o cumprimento de suas penas, vão ter uma profissão para chegar ao mercado de trabalho e dali pra frente continuarem suas vidas de uma maneira digna”, comentou o gerente.
Muitos dos internos já trabalhavam na construção civil, porém sem o certificado de um curso profissionalizante. É o caso de Martins, que enxerga essa necessidade para voltar ao mercado.
“Antes eu não sabia trabalhar com esse tipo de bloco de concreto. Agora eu peguei um aprendizado nessa oportunidade que estão nos dando pela Secretaria de Justiça. Eu já trabalhava de pedreiro lá fora, mas não tinha um certificado. Muitas empresas cobram o certificado e quando eu sair daqui vou sair preparado porque eu vou ter um documento na mão provando que eu sou um profissional”, disse o interno.
O Secretário de Justiça, Heitor Bezerra, reforça que é intuito da atual gestão do órgão incentivar essas ações em busca da ressocialização através do trabalho. “Acompanhamos o trabalho de internos na capacitação em que houve uma parceria entre a Sejus e a Sasc em um curso de pedreiro. Nós da gestão, vamos aprimorar cada vez mais esse trabalho que é feito aqui na Colônia Agrícola Major César”, concluiu o Secretário de Justiça.
O curso de operário da Construção Civil de Pedreiro de Alvenaria segue até o mês de fevereiro. Os internos estão construindo uma casa de apoio na própria unidade penal e, após a conclusão das aulas, receberão certificados reconhecidos pelo Ministério da Educação.