As inscrições do edital para mais de 2.500 vagas de graduação a distância do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) iniciam nesta terça-feira (02). As vagas serão ofertadas em sete cursos de Licenciatura (Filosofia, Computação, Pedagogia, Letras-Português, Física, Química e Biologia) e três cursos de Bacharelado (Sistemas de Informação, Ciências Contábeis e Turismo), distribuídos em 37 polos por todo o Piauí.
Metade das vagas serão destinadas para ampla concorrência e a outra metade para as políticas de ações afirmativas. As inscrições poderão ser feitas através do site da COPESE até o dia 31 de agosto. As provas (questões objetivas e redação) serão realizadas no dia 9 de outubro.
Segundo o reitor Gildásio Guedes, o número de vagas ofertadas representa uma retomada do ensino a distância. Nas palavras do reitor, “é um edital que se reveste de um simbolismo, pois estava suspenso o vestibular nessa área e nós estamos agora recomeçando com 2.550 vagas, um número superior ao número de vagas ofertadas no SISU, que compreende 53 cursos. Nesse seletivo são 10 cursos, então é um recomeço forte da educação a distância o que fortalece a interiorização da universidade naquelas cidades que precisam e que já têm polos”, relata.
De acordo com a diretora do CEAD, Lívia Nery, o processo seletivo marca um aumento no número de vagas em relação ao seletivo anterior e contribui para o desenvolvimento das comunidades locais no interior do estado. “O importante é que esses cursos são discutidos com as comunidades, são demandados pelas comunidades e estão alinhados com as suas necessidades locais. Ou seja, a universidade mantém firme sua missão de formar e capacitar os cidadãos do nosso estado para que eles possam difundir nas comunidades todo o conhecimento adquirido e ajudar a desenvolver o lugar. A UFPI segue firme na missão de formar profissionais com excelência também na modalidade a distância”, informa.
As inscrições podem ser realizadas no site ufpi.br/copese.