O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (Iaspi), está liberando, durante todo este mês, a coparticipação no valor de 10% das consultas com psicólogos, psiquiatras e psicoterapia. A liberação faz parte da campanha do Setembro Amarelo, como forma de incentivar servidores e usuários a buscarem ajuda e cuidar da saúde mental.
“Cuidar da saúde mental das pessoas, especificamente depois da pandemia, é cada vez mais importante. É essencial ouvir, acolher, ter empatia, não apenas este mês, mas sempre”, diz a diretora-geral do Instituto, Daniele Aita, ao anunciar a liberação da coparticipação.
A neuropsicóloga Aderlane Maia ministrou a palestra “Estratégias para o bem-estar: Cuidados contínuos com a saúde mental”. O evento faz parte do projeto Viva Melhor Iaspi, que busca cuidar da saúde dos servidores, tanto física como mental.
Dentro dessa filosofia, o Iaspi procura participar efetivamente da campanha do Setembro Amarelo, uma vez que liberar a coparticipação é só uma medida a mais de apoio e incentivo do Instituto em prol dos usuários para prevenção e tratamento.
O Iaspi conta com psicólogos e psiquiatras em Teresina, com um total de 60 prestadores cadastrados em todo o estado, incluindo os municípios de Parnaíba, Altos e Campo Maior. Em Campo Maior, por exemplo, são três prestadores com 12 profissionais.
Em se tratando da questão da valorização da vida, motivo principal da campanha Setembro Amarelo, é preciso lembrar que “ninguém acorda com um problema; na verdade, por trás de uma depressão tem uma mente que vem sofrendo há muito tempo”, alertam os profissionais.
“Daí a importância de se falar, pedir ajuda, ficar ao lado, acolher e sugerir, apontar caminhos para que a pessoa, familiar, amigo ou colega de trabalho veja que existem alternativas para enfrentar e superar um momento difícil”, avalia Daniele, destacando que eventos para discutir o tema são importantes para desmistificar e quebrar tabus quando se trata de saúde mental.