Da Redação
Nesta quarta-feira, 31 de agosto, comemora-se o dia do nutricionista, a data marca a fundação da Associação Brasileira de Nutricionistas, no Rio de Janeiro, no ano de 1949.
A ideia dessa associação era de melhorar e desenvolver estudos acerca da qualidade da alimentação e de todo o campo da nutrição. Alguns anos depois, ABN mudou para Federação Brasileira de Nutricionistas, sendo hoje a ASBRAN – Associação Brasileira de Nutrição.
O curso de nutrição não era regulamentado como profissão, o que aconteceu bem mais tarde de sua criação, somente no dia 24 de abril de 1967.
Para atuar como nutricionista é obrigatório cursar o curso de Nutrição, com duração e possuir o diploma de bacharel em Nutrição em instituição reconhecida pelo MEC. Além disso, é necessário, ainda, obter o registro profissional no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN). Nos estado do Piauí, Maranhão e Ceará o Conselho responsável por estes profisisonais é o Conselho Regional de Nutricionistas 11ª Região(CRN11), criado no ano passado após os três estados se desmembrarem do CRN6.
De acordo com a vice-presidente do CRN-11, Perpétua Coimbra, a criação de mais um conselho se deu pela Resolução do Conselho Federal de Nutricionistas N° 694/2021 com a finalidade de orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional nos estados de sua responsabilidade.
“O Órgão de Classe tem como missão contribuir para melhoria da saúde da população, por meio da assistência alimentar e nutricional exercida por profissionais capacitados e habilitados, obedecendo os preceitos éticos que regem a profissão, estando mais perto dos profissionais e das populações do Piauí, Maranhão e Ceará”, relata a vice-presidente.
Com informações da Ascom/CRN11