Da redação
O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, realizou, nesta quarta-feira (31), uma audiência pública para dar continuidade à discussão sobre a otimização e ampliação dos transplantes de córneas e rins do Hospital Getúlio Vargas.
Na ocasião, foi discutida a entrada da iniciativa privada na captação de córneas, com a criação das Organizações de Procura de Órgãos (OPC) .
A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, comenta que a medida vai possibilitar a ampliação dos transplantes de córneas. “Estamos otimistas em poder evoluir na questão dos transplantes com o aumento das captações. Estamos nos colocando à disposição da iniciativa privada para o assessoramento da implantação das OPCs que irão contribuir para ampliar o volume de transplantes”, explica a gestora.
A diretora ainda destacou que, em 2023, o HGV realizou 33 transplantes de córneas e 43 de rins.
Para o promotor de Justiça Eny Pontes o objetivo do Ministério Público, com essas audiências, é estreitar o diálogo constante com as instituições responsáveis pela saúde pública. “O MP tem realizado audiências itinerantes com interesse de contribuir com a gestão da saúde do estado e do município”, enfatizou.