Em 2024, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) expandiu o serviço ambulatorial para além do seu público-alvo. Agora, os serviços de Fisioterapia, Farmácia e Nutrição recebem também pacientes regulados de outras unidades de saúde, ampliando assim o atendimento oferecido nessas especialidades para os pacientes do SUS.
Responsável técnica pelo setor, a hematologista Bruna Eulálio explica que o atendimento do ambulatório transfusional também foi ampliado. “O serviço já existia, mas atendia principalmente os pacientes com anemia falciforme ou anemia aplásica que eram acompanhados pelos hematologistas do Hemopi. Esse ano, abrimos o serviço e passamos a atender qualquer paciente que necessite de transfusão ou de sangria terapêutica no Estado”, disse.
O ambulatório funciona de segunda a sexta, de 8h às 17h. Somente no mês de novembro foram realizadas 200 transfusões de hemocomponentes (hemácias, plaquetas e plasma). Antes, a média girava em torno de 70 transfusões/ mês.
“Um comparativo entre 2023 e 2024, nós conseguimos dobrar o número de atendimentos do ambulatório transfusional. E lembrando que além das transfusões, são feitos também outros procedimentos como o tratamento de pacientes com deficiência de ferro e infusão de medicações, por exemplo. E mesmo com o incremento de 50% em relação ao ano anterior, a tendência é que aumente ainda mais”, afirma a responsável técnica.
Outro procedimento incorporado ao serviço ambulatorial foi a realização do exame de Mielograma, também conhecido como punção aspirativa da medula óssea. O exame permite avaliar o funcionamento da medula óssea, o tecido responsável pela produção das células sanguíneas. É indicado para diagnosticar doenças como câncer (linfoma, mieloma e leucemia), leishmaniose (Calazar) e aplasia medular.
“O mielograma é um procedimento agendado previamente por meio do Hydra, o sistema de regulação adotado pelo Governo do Estado. O formulário para solicitação do exame está disponível para download no site do Hemopi (http://www.hemopi.pi.gov.br/transfusao.php)”, explica a hematologistaa