Da Redação
A Polícia Militar do Piauí, responsável por garantir segurança aos piauienses, também desenvolve uma série de atividades voltadas para o bem-estar das pessoas em situação de vulnerabilidade social e que necessitam de uma atenção maior das instituições e das pessoas. Prova disso é a parceria com a Associação Amigos da Sopa, que tem como presidente a sargento da Polícia Militar na reserva, Valdilene Brito, que há 20 anos distribui sopas para famílias carentes na zona norte de Teresina.
A carreira militar e a missão social estão interligadas na vida da sargento Valdilene Brito. Foi durante mais um dia de patrulhamento ostensivo em Teresina que ela conheceu o projeto e ficou encantada com a Associação Amigos da Sopa, que tem um papel fundamental na região. Não demorou muito para ela contribuir com a iniciativa. Já são mais de 20 anos levando, diariamente, esperança para inúmeras famílias carentes na Grande Santa Maria da Codipi.
O projeto Amigos da Sopa distribui semanalmente alimentos para centenas de famílias carentes na região da Santa Maria da Codipi. Nas terças e quintas-feiras, ocorre a distribuição de sopas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O alimento é distribuído na sede da Associação Amigos da Sopa, localizada no bairro. Além disso, diariamente, as verduras são fornecidas para famílias cadastradas.
“A sopa é para todo mundo. É para quem tem fome. A distribuição é feita às terças-feiras pela manhã e às quintas-feiras no turno da noite. O portão fica aberto, tem gente que leva para almoçar ou para jantar. E todos os dias distribuímos verduras. A Casa da Sopa também ajuda o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e há algumas famílias que nos procuram em situação de vulnerabilidade e nós buscamos oferecer a devida assistência e encaminhamento”, explica Valdilene.