Da Redação, com informações da SEMCOM
Após três meses em obras de reforma e adaptação, foi inaugurada nesta quinta-feira (25), a nova sede da Guarda Civil Municipal (GCM), localizada na rua São Pedro, no Centro de Teresina. O novo prédio abrigará toda a estrutura da corporação e a Central de Atendimento 153.
O local conta com auditório, estacionamento, alojamentos femininos e masculinos, cozinha, banheiros, sala de reunião, sala de armamento, escritório administrativo, além de abrigar a Central 153. Foram investidos cerca de R$ 100 mil para a reestruturação do prédio.
De acordo com o Comandante da GCM, André Viana, a nova sede é um marco para o momento de avanço da instituição e anunciou mais investimentos que resultarão em um canil, munições e novo armamento para os agentes da guarda.
“É um avanço, isso foi algo muito almejado por toda a corporação. Era um compromisso do prefeito Dr. Pessoa, hoje estamos colhendo os frutos. Esse é só o primeiro passo, falta muita coisa a ser aperfeiçoada, ano que vem teremos uma série de investimentos já alinhados com a Prefeitura e a Câmara de Vereadores do município. Então, hoje é o marco desse novo tempo para a GCM, para o futuro evidentemente planejamos uma expansão no número de agentes e tudo nos leva a crer que isso tardará”, observou André Viana.
Durante o evento, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, destacou que a nova sede da GCM era um de seus compromissos de campanha e que, a partir de agora, a instituição desfrutará de prédio mais eficiente para a execução de suas atividades.
“Estou muito feliz em poder inaugurar essa nova sede. É um presente que a Guarda Municipal e toda a sociedade teresinense recebe hoje. Há pouco tempo, eles estavam estabelecidos numa espécie de ‘pocilga’, não eram respeitados como deviam ser. Mas, nesta gestão, eles serão, aqui eles têm tudo o que precisam e ficam localizados no Centro do município, podendo atender a toda a cidade”, relatou o prefeito.
GCM
A Guarda Civil Municipal de Teresina foi criada por lei, em 2008, com atuação desde 2016. Atualmente, 362 homens e mulheres compõem a corporação que desempenha importante missão na proteção do patrimônio público do município, como escolas, praças, parques, terminais de ônibus, entre outros, consequentemente dando sensação de segurança à sociedade, em geral, por meio do patrulhamento preventivo por toda a cidade.