As regiões da Grande Santa Maria da Codipi e do Grande Dirceu, em Teresina, receberão, nos dias 14 e 15 de dezembro, respectivamente, o Favela F5, um evento inovador que promove o turismo comunitário, fortalece a interação entre moradores e amplia o acesso à informação e às novas tecnologias. O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA) e da Secretaria da Saúde (Sesapi), marcará presença com um conjunto de serviços voltados à inclusão digital e cidadania.
A coordenadora de Popularização da Ciência da SIA, Yasmin Lima, destaca a importância de levar serviços estaduais para mais próximo da população. “Vamos levar o Circuito Popular de Inteligência Artificial, um espaço interativo com estações de conhecimento. Lá, as pessoas podem se cadastrar para acessar serviços digitais do governo, aprender sobre inovação e tecnologia, participar de atividades educativas e ainda receber um manual prático sobre como usar esses serviços no seu celular. A SIA e a Sesapi estão juntos para conectar nossas comunidades às novas tecnologias e transformar realidades”, afirmou a gestora.
Favela F5: conexão, cultura e transformação comunitária
O Favela F5 é uma iniciativa da Central Única das Favelas do Piauí (Cufa-PI) que busca integrar comunidades da região da Grande Santa Maria da Codipi e do Grande Dirceu, em dois dias repletos de atividades culturais, educativas e de cidadania. O evento contará com emissão de documentos, atendimento médico, práticas integrativas como aromaterapia, apresentações artísticas, além da exposição de serviços digitais e tecnológicos.
O presidente estadual da Cufa Piauí, Valciãn Calixto, enfatizou o papel transformador do evento. “No dia 14 de dezembro, das 8h ao meio-dia, estaremos no CEU Vieira Toranga, bairro Santa Maria da Codipi, contemplando bairros adjacentes. No dia 15 de dezembro, será no calçadão do Teatro João Paulo II, no bairro Dirceu, para a zona sudeste. O objetivo é conectar e atualizar moradores das periferias e favelas. Convidamos todos a participar”, explica o organizador do evento.
O Favela F5 conta com o apoio de instituições como Governo do Piauí, Secretaria de Turismo (Setur), Cufa Brasil, Cufa Global, Equatorial Piauí.