O Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Planejamento (Seplan), em parceria com a Escola de Governo (Egepi) da Secretaria da Administração (Sead), e em colaboração com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa (ULisboa), iniciou o terceiro módulo do Curso de Formação Especializada em Estratégia – Gestão por Objetivos e Avaliação de Desempenho, que será realizado de 15 a 19 de julho.
A parceria com a universidade lusitana tem o objetivo de implementar o Centro de Inteligência em Planejamento Territorial e capacitar o corpo técnico do Estado, a fim de promover um desenvolvimento mais eficaz e inclusivo. E o curso faz parte desse processo e é destinado a superintendentes, diretores e outros servidores estratégicos envolvidos no processo de planejamento.
A capacitação é peça fundamental na preparação dos líderes do Estado para adotar um modelo de gestão baseado em resultados concretos e evidências.
O módulo que está sendo realizado agora é projetado para aprofundar as competências técnicas dos participantes, fornecendo-lhes ferramentas essenciais para enfrentar os desafios complexos do planejamento estratégico moderno. A ênfase recai não apenas na teoria, mas também na aplicação prática desses conceitos dentro do contexto específico do Estado do Piauí.
“Temos o compromisso de capacitar nossos quadros técnicos para que possam responder de forma eficaz às demandas crescentes por planejamento estratégico e gestão por resultados”, afirmou a superintendente de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo (Cepro) da Seplan, Cíntia Bartz. “Esse curso é um passo significativo para fortalecer nossa capacidade de implementar políticas públicas que verdadeiramente impactem positivamente a vida dos cidadãos piauienses”, completa a gestora.
A parceria com a ULisboa não se limita apenas ao treinamento, mas também inclui a colaboração contínua em pesquisa e desenvolvimento de novas metodologias de planejamento e avaliação. Isso garante que o Estado do Piauí esteja na vanguarda das práticas de gestão pública, alinhado com os padrões internacionais de excelência.