O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Secretaria de Segurança Pública (SSP), realizou, nesta terça-feira (10), a doação de 7 toneladas de ração animal a protetores independentes e ONGs do Piauí. A ação marca o início da campanha Dezembro Verde no estado, data em que também é celebrado o Dia Internacional dos Direitos dos Animais.
Com o objetivo de combater o abandono, os maus-tratos e promover a adoção com guarda responsável, o governo vai intensificar durante todo o mês a campanha, sensibilizando a população sobre a importância de garantir os direitos dos animais.
As doações arrecadadas pelas secretarias, pelo deputado estadual Fábio Novo e empresas parceiras vão ajudar na alimentação de centenas de animais que estão sob os cuidados das ONGs e protetores independentes que acolhem cães e gatos em situação de vulnerabilidade no estado.
Na ocasião, foram apresentadas as ações e serviços disponíveis pela Semarh em atenção aos animais domésticos e silvestres. A diretora de Conservação da Biodiversidade (DCBio) da Semarh, Jurema Chaves, destacou a importância de uma das principais ações no estado para diminuir o abandono de animais, o Piauí Pet Castramóvel, que já realizou a castração gratuita de mais de três mil cães e gatos no estado. “A defesa e a proteção dos animais domésticos e silvestres é uma causa prioritária da Semarh e da gestão do governador Rafael Fonteles. Em 2025, as ações serão ainda mais intensificadas em todo o Piauí”, frisou a gestora.
Dezembro foi escolhido como o mês símbolo da causa por vários motivos. O Dia Internacional do Direito dos Animais, celebrado em 10 de dezembro, é um marco global para promover os direitos e o bem-estar dos animais em todo o mundo. Além disso, é uma época do ano em que, infelizmente, é registrado um aumento significativo nos casos de abandono de animais, após as festas de fim de ano.