A delegação do Piauí está nos preparativos finais para os Jogos da Juventude 2024, que ocorrem no período de 13 a 28 de novembro, em João Pessoa, Paraíba. Com 197 integrantes, a equipe piauiense contará com 151 atletas, que foram classificados nos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs), realizados pelo Governo do Estado, numa parceria com as Secretarias do Esporte (Sesepi), Educação (Seduc) e Inclusão (Seid).
Também participam da delegação piauiense 16 dirigentes e 30 técnicos que darão suporte aos atletas que que representarão o estado em 15 Modalidades: Atletismo, Badminton, Basquete, Ciclismo, Esgrima, Ginástica artística, Handebol, Judô, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Tiro com arco, Vôlei de praia, Voleibol e Wrestling.
O evento, promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), é um dos maiores palcos esportivos para jovens de 11 a 17 anos de todo o Brasil.
A jovem promessa do taekwondo Vagner Gustavo, de 15 anos, carrega grande expectativa para o torneio. “Participei dos JEPIs e vou agora para um campeonato com maiores dificuldades, pelo nível técnico. Vamos com tudo para trazer medalha para o Piauí,” disse Vagner, que compete na categoria até 53 kg. Sua mãe, Ana Gláucia Amorim, ressalta a importância do evento para o desenvolvimento do filho. “Será uma boa oportunidade para ele, que é atleta desde 2019 e vai ajudá-lo a se tornar um atleta mais completo e um cidadão melhor”.
Outro destaque é o nadador Lucas Emanuel, também de 15 anos, que participa de competições nacionais desde os 12. Seu pai, Francisco Torres, reconhece o esforço do filho para conquistar uma medalha. “O nível dos atletas é muito forte, mas ele está treinando muito e, mesmo que a medalha não venha, essa experiência vai contribuir muito para o crescimento dele como atleta”, afirmou.
O técnico Francisco Irimar, que acompanha a equipe de natação pela primeira vez, também mostra confiança no potencial dos atletas. “Estamos indo com atletas de alto nível. Acreditamos no êxito e nossa equipe está bem preparada,” relatou Irimar, que viaja com 15 atletas, sete femininas e oito masculinos.
Sob a supervisão do professor Reginaldo Fonseca, coordenador da delegação piauiense, a Secepi realizou reuniões com atletas, técnicos e familiares para alinhar detalhes logísticos, como transporte, hospedagem e uniformes. As orientações incluem atenção às instruções dos boletins oficiais dos jogos e acompanhamento das modalidades individuais e coletivas.
“Nas modalidades coletivas, levamos seleções que foram reforçadas com atletas de outras escolas para fortalecer o time. Já nas individuais, estamos acompanhando aqueles que se destacaram em eventos regionais e nacionais”, explicou Fonseca.
A delegação viajará em blocos, conforme o cronograma das competições. O primeiro grupo, composto pelas equipes de judô, badminton, tiro e wrestling, embarca no dia 12 de novembro. Em 2023, nossos atletas trouxeram na bagagem sete medalhas, sendo três de ouro, duas de prata e uma de bronze.
Para a participação do Piauí nos Jogos, a secretária dos esportes, Josiene Campelo, enfatizou o papel essencial do Governo do Estado por meio da Secepi no apoio aos atletas.
“Para nós, da Secretaria dos Esportes, é motivo de orgulho ver tantos jovens representando o Piauí em uma competição de alto nível técnico. O apoio do Governo do Estado, por meio da Secepi, em parceria com outras secretarias, tem sido fundamental para a formação e desenvolvimento de atletas piauienses. Investimos na base, nos JEPIs, e isso reflete nos excelentes resultados obtidos pelos nossos atletas, que agora terão a chance de competir e se destacar em um dos maiores eventos juvenis do Brasil. Estamos confiantes”.
Jogos
Realizados desde 2000, os Jogos da Juventude são essenciais para a formação de jovens atletas no Brasil. Com cerca de 4 mil competidores anualmente, abrangem 18 modalidades olímpicas, incentivando o desenvolvimento de futuros talentos esportivos. Para muitos atletas piauienses, esta é a oportunidade de competir em uma das principais vitrines do esporte escolar brasileiro.