As equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Secretaria de Planejamento (Seplan) estiveram reunidas, na terça-feira (22), para apresentação da síntese do novo Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH) pelo Consórcio de Empresas – TPF e YIBl, após amplos estudos e discussões.
A construção do plano tem foco na revitalização de rios e conservação de nascentes em convergência com o projeto de navegabilidade do Rio Parnaíba, importante nos aspectos socioeconômico e ambiental para o desenvolvimento do Piauí.
O consultores fizeram a abordagem de toda disponibilidade, eficiência de demanda hídrica estadual, as relações acerca das águas internas e externas do estado, especialmente sobre a integração dos açudes no sudeste do estado, onde existe maior estresse hídrico, abordando também uma possível transposição do Rio São Francisco (barragem de Sobradinho) para o semiárido piauiense.
O secretário da Seplan, Washington Bonfim, ressaltou a importância do incremento da revitalização da hidrovia do Rio Parnaíba na atualização do PERH. “Irá garantir maior força institucional para captação de recursos e proteção ampla de toda bacia, como base do intermodal de desenvolvimento do estado com foco no escoamento da produção agrícola, transporte e revitalização do rio e da bacia hidrográfica”, destacou.
“A atualização é um compromisso de gestão do Governo, sob coordenação da Semarh, que aponta diretrizes essenciais para encaminhamentos na gestão dos recursos hídricos no estado”, explicou o secretário da Semarh, Daniel Oliveira.
O próximo passo é a realização de três audiências públicas, que serão realizadas de 4 a 8 de novembro, em Parnaíba, Picos e Bom Jesus, e depois, a aprovação pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), por meio de uma resolução, em reunião ordinária, a ser realizada em Teresina.