A gastronomia piauiense atraiu a atenção de visitantes e profissionais do setor de turismo durante a 51ª edição da ABAV Expo, que começou no dia 26 de setembro e terminou no sábado (28), em Brasília. O estande do Piauí apresentou um verdadeiro festival de sabores, com a entrega de um livro de receitas que celebra as delícias da culinária local.
Durante o evento, um happy hour exclusivo foi realizado, proporcionando aos participantes a oportunidade de degustar pratos típicos da região, como o saboroso cuscuz, a tradicional tapioca recheada com carne de sol e a refrescante cajuína, bebida que é a cara do Piauí. Essa experiência gastronômica permite que os visitantes não apenas conheçam os sabores, mas também se conectem com a rica cultura do estado.
Além de encantar o paladar, a ação reforça a importância da gastronomia como um atrativo turístico, mostrando que a culinária piauiense é um convite para quem deseja conhecer o estado e suas tradições. A equipe da Setur e os representantes do setor turístico destacam o potencial da gastronomia local como um dos pilares para o desenvolvimento do turismo.
“Nosso sabor é inconfundível. Nossa gastronomia atrai do litoral à serra. Nós trouxemos o nosso doce de caju cristalizado, o famoso requeijão cardoso, mel e o doce de leite de São Raimundo Nonato, castanhas do caju, que são alguns dos produtos que carregam a essência do nosso estado. Ao fortalecer a nossa gastronomia, estamos fortalecendo também a nossa identidade e promovendo o Piauí como destino turístico de excelência”, pontua a turismóloga da Setur, Cecília Maia.