Da Redação
A Galeria de Artes Visuais do Mercado Central de Teresina, que funciona dentro do Mercado Central, no Centro de Teresina, está desde o último dia 02 de junho com a exposição aberta ao público do Acervo Artístico do BNB no Piauí. A exposição segue aberta até o próximo dia 13 de julho e conta com obras de artistas como Fernando Costa, Mestre Expedito, Nonato Oliveira e Torquato Neto.
Segundo o diretor da Galeria do Mercado Central, Guga Carvalho, essa exposição é bastante atrativa e é uma oportunidade para a população ir prestigiar e conhecer os artistas locais que representam a cultura do Piauí. De acordo com o diretor, todos os meses são lançadas novas exposições e que essa do acervo do BNB, só vem a engrandecer ainda mais o espaço.
“O acervo está totalmente catalogado em sistema, seguindo as normas museológicas, e as obras de arte que não estão em exibição encontram-se acondicionadas em uma reserva, mantendo-se todas as exigências de conservação, armazenamento e segurança, sendo uma opção muito boa para quem deseja conhecer de perto o trabalho desses artistas piauienses”, conta Guga Carvalho.
Sobre o acervo
A coleção do Banco do Nordeste foi formada ao longo da sua existência institucional. Num banco cuja função é desenvolver a Região Nordeste do Brasil, entende-se como natural a formação de sua coleção de arte. Os caminhos que levaram à constituição do acervo chegaram de diferentes estratégias nas quais prevalecem as interações diretas com os artistas.
Inicialmente, entre o final de 1954 e o início dos anos 1980, as aquisições foram motivadas para ambientação dos gabinetes da direção da Instituição. A partir de 1982, o conjunto de obras de arte foi pela primeira vez apresentado como uma coleção de arte, no aniversário de 30 anos do Banco.
Nos anos 2000, com a diversidade de formas e suportes da arte contemporânea e a mobilidade ativada pela globalização, a produção artística passou a ganhar dimensões para além do local.
Nesse período o Banco do Nordeste, por meio do Centro Cultural de Fortaleza, realizou o projeto Metrô de Superfície, com o objetivo de mapear a produção de arte dos anos 2000 no Nordeste, para apresentá-la em um grande centro da arte brasileira, São Paulo, tendo como objetivo final o ingresso de obras de 25 artistas.
Sobre a exposição
Curadoria Guga Carvalho e Jacqueline Medeiros
Local: Galeria de Artes Visuais do Mercado Velho
Praça da Bandeira s/ n, Centro- Teresina
Duração da exposição: 02 julho a 13 de agosto.
Dias e Horário Visitação
Terça a sexta :10h às 16h
Sábado: 10h às 13h30m
Entrada franca
Com informações da FWF.