Dezessete reeducandos da Penitenciária Regional de Picos se casaram, nessa terça-feira (22), em uma ação da Corregedoria do Foro Extrajudicial e da Justiça Itinerante.
A ação faz parte da programação da Justiça Itinerante no município. Até sexta-feira (25), o fórum de Picos está oferecendo serviços como emissão de registros civis e reconhecimento de paternidade.
A magistrada Maria das Neves Ramalho celebrou a união dos casais em um evento que contou com a participação do corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador José Ribamar Oliveira, e do presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Hilo de Almeida Sousa.
“Mais que ressocialização, estamos vendo aqui a humanização dessas pessoas que dizem sim para um casamento e também para uma nova vida. Fazem parte da reintegração à sociedade momentos felizes como esse”, disse o desembargador-corregedor do Foro Extrajudicial, José Ribamar Oliveira.
Para o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Hilo de Almeida Sousa, o casamento comunitário no sistema prisional demonstra a aproximação da Justiça com a população: “Fico muito feliz em presenciar esse casamento. A humanização da justiça é uma das nossas bandeiras e compromissos do Tribunal de Justiça do Piauí”, destacou.
Na ocasião, o secretário Estadual da Justiça, Coronel Carlos Augusto, destacou a importância da parceria com o Judiciário para a realização do casamento e de demais ações conjuntas que têm mudado a realidade de vários reeducandos do sistema prisional.
Para a superintendente da Justiça Itinerante, Vanessa Brandão, o casamento dos reeducandos simboliza uma nova forma de agir em conjunto para que os serviços da Justiça cheguem a todos: “Eles se casam hoje e dão um novo passo em suas vidas através desse ato de trazer o Judiciário até eles para celebrar a reintegração, a ressocialização e o amor ao próximo”, frisou.
A cerimônia contou ainda com a presença do desembargador Ricardo Gentil; do juiz auxiliar da Corregedoria do Foro Extrajudicial, Carlos Augusto Arantes Júnior; dos juízes auxiliares da Presidência, Luís de Moura e Leonardo Brasileiro; do juiz Francisco Gomes Costa Neto; de magistrados da comarca de Picos e servidores da Secretaria Estadual da Justiça.