O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foi o foco dos atendimentos prestados pela equipe técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na última sexta-feira, (19/4), segundo e último dia do FNDE Chegando Junto, realizado em Soure, no arquipélago do Marajó, Pará.
Gestores educacionais dos 18 municípios que compõem o arquipélago do Marajó foram convidados a participar da segunda reunião do Chegando Junto na região. Entre os participantes estava a nutricionista e coordenadora da Alimentação Escolar do município de Afuá, Neila Guedes, que tirou suas dúvidas sobre como aplicar os recursos do programa.
A coordenadora aproveitou para explicar à equipe técnica do FNDE como é feito o processo de distribuição da alimentação escolar em seu município e destacou que, por ser uma região situada no Norte do país, há diferenciais no cardápio da merenda das escolas, como o açaí e a farinha, ingredientes comuns na dieta alimentar nortista.
Antes de iniciar os atendimentos, Tainá Marchewicz, da Coordenação de Educação e Controle Social (COECS), e Paula Machado, da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (CGPAE), fizeram uma breve apresentação para os gestores educacionais com um passo a passo do PNAE e destacaram as mudanças no módulo para cadastro de Conselheiros da Alimentação Escolar (CAE), ressaltando que prefeituras e secretarias estaduais de Educação precisam recadastrar seus mandatos de CAE até 31 de maio.
Exaltação da cultura marajoara – A abertura deste segundo dia de atendimentos do Chegando Junto contou com uma apresentação cultural do grupo Encanto Marajoara, da Escola de Ensino Fundamental professora Dagmar Gonçalves. Eles cantaram e dançaram músicas de Carimbó, ritmo típico do Pará.
As crianças convidaram as equipes do FNDE e do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) para dançarem no palco, em agradecimento ao trabalho que está sendo realizado na região.
Atenção reforçada para o Norte do país – Nesta edição do FNDE Chegando Junto o foco de atendimentos está voltado aos municípios que compõem o arquipélago do Marajó, no Pará, e municípios do Amapá, devido aos baixos índices de adesão aos programas e ações executados pela autarquia nessas localidades do Norte do país.
Durante dois dias, gestores educacionais contaram com assistência técnica das equipes do FNDE, TCMPA e do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Escolares (Cecampe), oferecendo esclarecimentos sobre prestação de contas, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e PNAE.
Por: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)