Superstição se combate com mais superstição. Ou não? Então que tal alimentar lendas urbanas com mais lendas urbanas?
Vejamos o exemplo exposto nas duas temporadas da curiosa minissérie “Cursed Films”.
Lançada em 2020, o especial mostra histórias macabras e misteriosas sobre filmes canônicos do gênero de terror como O Exorcista (1973), A Profecia (1976), Poltergeist (1982), No Limite da Realidade (1983), entre outros (como por exemplo, a primeira versão de O Corvo com Brandon Lee, mas que em nenhuma hipótese posso chamar de filme canônico do gênero).
A minissérie possui cinco episódios em cada temporada e explora produções cinematográficas que foram afligidas por tragédias e acontecimentos inexplicáveis. Cada episódio atrai o espectador por explorar a curiosidade mórbida tão presente na natureza humana e exercitada pela indústria cultural.
Heather O’Rourke morreu após sua participação no terceiro filme da franquia Poltergeist. Imagem: Divulgação
As histórias fazem um panorama do filme abordado, explorando entrevistas com o elenco e equipe que tiveram relações diretas com suas respectivas tragédias. Alguns sofrem as consequências dos variados acontecimentos até hoje.
Além disso, profissionais como escritores, acadêmicos e especialistas contribuem para a análise, tanto das obras como dos acontecimentos.
A segunda temporada apresenta filmes como “O Bebê de Rosemary”, “Holocausto Canibal” e “O Mágico de Oz” – que entra na lista não exatamente por ser um filme de terror, mas por ter maldições e lendas urbanas bastante conhecidas pelos cinéfilos.
Ruggero Deodato (diretor) em Holocausto Canibal: Controverso filme incluso na segunda temporada. Imagem: Divulgação
Como documento audiovisual possui qualidades indiscutíveis (linearidade narrativa, contornos de plausibilidade, montagem, manipulação visual, etc) e ao envolver importantes marcos cinematográficos faz uma provocante mistura entre sucesso e tragédia.
Infelizmente a minissérie ainda não está disponível no Brasil e só dar pra assistir com uma VPN (Rede Privada Virtual) e assinatura no Shudder, um streaming especializado no gênero de horror.
Por fim, não acredite em maldições, só tente evitá-las. (HD)