Com o objetivo de fortalecer a cultura hip-hop em Teresina, o Festival Só Beat Boom, está realizando durante esse mês de março, diversas oficinas de música, dança e grafite para complementar as atividades do evento, que ocorrerá neste sábado (17).
As inscrições para as oficinas podem ser feitas de forma gratuita, bastando apenas, o interessado se dirigir ao Centro de Capacitação do bairro Itaperu, localizado na zona Norte da capital.
Érica Santos, produtora-executiva do festival, explica que essas oficinas foram criadas para aproximar o público da cultura do hip-hop, que nasceu no final dos anos 70, em Nova York, mas só chegou ao Brasil no início da década de 80, na cidade de São Paulo e hoje se fortalece na capital piauiense através de várias iniciativas populares, onde muitas delas contam com apoio da Prefeitura Municipal de Teresina e da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Ela também destaca que essa é uma oportunidade de fomentar essa cultura que ao longo dos anos, foi muito marginalizada por parte da população, e que hoje ganha um novo olhar por conta de esta mesma população entender que o hip-hop vem sendo usado como instrumento para tirar muitos jovens do mundo da criminalidade.
“A ideia é que a gente trabalhe a capacitação para os jovens, principalmente para aqueles que estão mais vulneráveis, oferecendo a eles oportunidades para que eles entendam como funciona o mercado cultural e assim consigam se inserir e rentabilizar os seus trabalhos. São oportunidades assim que faremos com que nossa arte se espalhe e se fortaleça cada vez mais pela cidade, para que um dia, Teresina, seja exemplo para o país, quando se ouvir falar em valorização do hip-hop”, disse. As oficinas são gratuitas e iniciaram no último dia 09 de março, seguindo até o próximo dia 23 deste mês. Estão sendo ofertadas oficinas de Beats, Alfabeto Bomb, Workshop Breaking e ainda um bate papo sobre o mercado cultural negro, as mesmas ocorrem através de uma parceria com a Fundação Wall Ferraz.